Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Como cuidar do seu carro na quarentena

Confira algumas dicas para cuidar do seu automóvel neste período de isolamento social

 

Neste período de quarentena causado pela pandemia do novo coronavírus, não é somente nós que sentimos com o isolamento social. Os nossos automóveis também sofrem com os efeitos da falta de uso e exigem cuidados adicionais, para estarem em plena forma para quando tudo isso passar. Confira algumas dicas a seguir.

Preciso desligar a bateria?

Uma bateria em bom estado é capaz de suportar tranquilamente 15 dias sem que o carro seja ligado. Mas segundo a fabricante Moura, se o veículo for ficar parado por um período maior que 20 dias, a recomendação é desconecta-la do veículo.

Quais os cuidados com os pneus?

Neste caso, não é necessário o uso de cavaletes. Mantenha-os com a calibragem máxima recomendada pelo fabricante para evitar danos por baixa pressão. Segundo a Michelin, mesmo sem rodar, é normal que o pneu perca naturalmente em torno de 1 psi por mês. Mas isso pode piorar em caso de pequenos furos ou válvulas danificadas.

Limpeza externa e interna

Antes de “hibernar” o veículo, o ideia é que se faça uma lavagem. Isso ajuda a evitar riscos na carroceria se você decidir protegê-lo com uma capa. Já no interior, o ideal é colocar aqueles desumidificadores de ambiente.

O óleo do motor precisa ser trocado?

Deixar o motor desligado por longos períodos se enquadra no que os fabricantes consideram como “uso severo” do veículo, já que o óleo se degrada com o tempo. Por via das dúvidas, a recomendação é trocar o lubrificante após o período de hibernação, mesmo que os prazos de troca ainda não tenham sido atingidos.

Freio de estacionamento

Uma prática muito utilizada em carros que ficam parados por longos períodos é deixar o freio de estacionamento solto. Isso evita a colagem das lonas ao tambor ou das pastilhas ao disco. Obviamente, não esqueça de calçar o veículo.

Revisões prorrogadas

Vários fabricantes já anunciaram mudanças na tolerância das revisões e no prazo de garantia de seus veículos devido à pandemia do novo coronavírus. Para saber se é o caso, vale entrar em contato com o serviço de atendimento do fabricante do seu carro.

Sair da versão mobile