Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Clássico: Veja a história do primeiro caminhão produzido no mundo

Chamado de Daimler Motor Carriage, o modelo tinha motor de quatro cilindros e atingia apenas 19,3 km/h

Daimler Motor Carriage era um veículo sem carroceria

 

Atualmente, as fabricantes de caminhões trabalham em veículos pesados movidos a eletricidade e a hidrogênio para um futuro próximo. Contudo, o primeiro caminhão produzido no mundo era bem diferente. Chamado de Daimler Motor Carriage, o modelo tinha motor de quatro cilindros a gasolina e atingia apenas 19,3 km/h.

Fabricado em 1896, o Daimler Motor Carriage era um veículo sem carroceria e com uma ampla caçamba projetada para mover cargas mais pesadas do que as carroças, que eram puxadas por cavalos há mais de 127 anos. 

Modelo foi fabricado em 1896

 

O primeiro caminhão do mundo foi projetado pelo engenheiro alemão Gottlieb Daimler, que instalou no modelo um motor a combustão interna traseiro movido a gasolina. O veículo pesado tinha um propulsor de quatro cilindros que atingia a velocidade máxima de apenas 19,3 km/h, mas que para época conferia agilidade para entrega de produtos.

No Brasil
O primeiro caminhão fabricado no Brasil foi o Mercedes-Benz L-312, que era conhecido como Torpedo, uma vez que o formato do cofre do motor lembrava um projétil. Após o sucesso desse veículo pesado, a marca alemã lançou o L 1111 e L1113, que juntos tiveram 240 mil unidades vendidas no mercado brasileiro.

Caminhão atingia a velocidade máxima de apenas 19,3 km/h

 

Outros caminhões também fizeram sucesso por aqui, como: Scania L 111S, Volvo Titan L935 e Chevrolet D-60. Todos marcaram história por serem veículos robustos e confiáveis.

Hoje, o modelo mais vendido no país é o Volvo FH 540, que teve 3.064 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2023, segundo a Fenabrave. Diferente do Daimler Motor Carriage, o modelo da montadora sueca tem motor de 540 cv e tecnologias, que deixam a vida do motorista mais fácil e segura, com controle de estabilidade e piloto automático adaptativo, por exemplo.

Sair da versão mobile