O posicionamento do novo Fusion SEL 2.0* é estratégico. A nova versão parte de R$ 125.500, ou R$ 600 a mais do que o cobrado pelo Honda Civic Touring. A fábrica norte-americana oficialmente nega que o sedã japonês seja seu único alvo, mas a briga é inevitável e levanta um questionamento: o Civic ficou muito caro ou o Fusion é que barateou?
Veja todos os preços e equipamentos do novo Fusion
Olhando a tabela de equipamentos, a Honda tende a ser mais “culpada” por esse duelo entre um sedã médio e um médio-grande. Os dois ofertam o “básico” pra essa faixa de preço, incluindo ESC com assistente de partida em rampa, chave presencial, seis airbags, freio de estacionamento elétrico e sistema multimídia com espelhamento. O Civic Touring adiciona faróis em LEDs (disponíveis só no pacote Titanium do Fusion) e teto-solar elétrico (opcional de R$ 4.000 no Ford).
Mas o Fusion compensa boa parte dessas ausências. Entre seus diferenciais há airbags de joelho para motorista e passageiro, cintos traseiros laterais infláveis, abertura do carro por teclado numérico na coluna B, rodas de 18″ e start-stop. Isso sem falar no tamanho: o Ford supera o Honda em todas as medidas, incluindo comprimento (+23,4 cm), largura (+ 5,3 cm) e entre-eixos (+ 15 cm). E, com o motor recalibrado para 248 cv, o 2.0 turbo da Ford também é bem mais potente que o 1.5 de 173 cv do Civic. Vitória fácil?
Não exatamente. Primeiro, porque não é em todos os aspectos que o Fusion ganha. Seu porta-malas, por exemplo, tem cinco litros a menos de volume. Diferença pequena, mas quem vê os dois lado a lado poderia apostar que o Ford leva bem mais bagagem. E mesmo toda a cavalaria americana é relativa, já que o Ford pesa altos 1.691 kg. Com isso, sua relação peso/potência é de 6,81 kg/cv, bem próxima dos 7,66 kg/cv do Civic.
DETALHE DE PESO
Isso se refletiu em desempenhos bem próximos durante nossos testes na pista. Na prova de aceleração de 0 a 100 km/h o Fusion registrou 7s18, enquanto o Civic marcou 7s75. Na retomada de 60 a 120 km/h a diferença foi de 0s04 a favor do Ford, que também teve uma performance levemente melhor nas medições de ruído e frenagens.
O freio, porém, foi o que determinou o resultado deste comparativo. Não exatamente o sistema em si – com disco ventilado no eixo dianteiro e sólido no traseiro em ambos os sedãs -, mas sua refrigeração. A expectativa é que a Ford tivesse aproveitado a reestilização do Fusion para resolver sua deficiência na prova de fading (onde realizamos dez frenagens consecutivas a partir dos 100 km/h com lastro de 200 kg), mas o sedã decepcionou.
A nota nesse quesito é data pela diferença entre a melhor e pior frenagem na prova. Enquanto o Civic marcou 2,8 m de diferença, o Fusion registrou 13,3 m. Esse desempenho não só foi um dos piores já mensurados pela CARRO, mas também fez o Ford zerar nesse quesito, enquanto o Civic tirou nota 9.
EQUILÍBRIO
A suspensão mais firme, o projeto de última geração e a dirigibilidade mais agradável também deram força à vitória do Civic, ainda que o Fusion tenha se mantido firme na disputa com um ótimo pacote de equipamentos e espaço interno farto. Em nossa avaliação técnica a conquista do Honda é incontestável.
NOSSAS MEDIÇÕES | Ford Fusion SEL 2.0 | Honda Civic 1.5 Touring |
Aceleração | ||
0-80 km/h | 5s05 | 5s60 |
0-100 km/h | 7s18 | 7s75 |
0-120 km/h | 10s19 | 10s58 |
0-140 km/h | 14s18 | 14s02 |
Retomada | ||
40-100 km/h | 6s42 | 6s25 |
60-120 km/h | 7s23 | 7s27 |
80-120 km/h | 5s22 | 5s38 |
Frenagem | ||
80-0 km/h | 22,93 m | 24,11 m |
100-0 km/h | 36,07 m | 37,49 m |
120-0 km/h | 52,09 m | 53,68 m |
140-0 km/h | 71,93 m | 76,59 m |
Fading | ||
1ª frenagem | 38,02 m | 37,78 m |
Pior frenagem | 49,78 m | 39,87 m |
Melhor frenagem | 36,96 m | 37,07 |
Vale destacar que a derrota do Fusion não elimina o potencial do queridinho entre os sedãs de luxo, segmento no qual lidera há anos. Emocionalmente sua vitória é garantida, com uma imponência e tecnologia ainda distantes do Civic. Mas, para se tornar a compra ideal nessa faixa de preço, ele precisa resolver sua capacidade de carga limitada e baixa resistência ao fading.
FICHA TÉCNICA | Ford Fusion SEL 2.0 | Honda Civic 1.5 Touring |
Motor | L4, diant., transv., turbo, 16V | L4, diant., transv., turbo, 16V |
Cilindrada | 1.999 cm³ | 1.498 cm³ |
Potência | 248 cv a 5.500 rpm | 173 cv a 5.500 rpm |
Torque | 38 kgfm a 3.000 rpm | 22,4 a 1.700 rpm |
Câmbio | Automático, 6 marchas | Automático, CVT |
Suspensão (d/t) | McPherson/multibraço | McPherson/multibraço |
Peso vazio/capacidade de carga | 1.691/387 kg | 1.326/409 kg |
Diâmetro de giro | 11,5 m | 10,9 m |
Porta-malas | 514 litros | 519 litros |
Tanque de combustível | 68 litros | 56 litros |
Pneus | Gy. Eagle F1 235/45 R18 | Brid. Tur. 215/50 R17 |
Comp./largura/altura (mm) | 4.871/1.852/1.493 | 4.637/1.799/1.433 |
Entre-eixos (mm) | 2.850 | 2.700 |
*Nas fotos desta matéria, você vê a versão Titanium 2.0 EcoBoost AWD do Ford Fusion, que custa R$ 154.500 e se diferencia da SEL 2.0 por equipamentos, assinatura de LED dos faróis e rodas.