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Civic 1.5 turbo bate Fusion 2.0 EcoBoost; entenda

O posicionamento do novo Fusion SEL 2.0* é estratégico. A nova versão parte de R$ 125.500, ou R$ 600 a mais do que o cobrado pelo Honda Civic Touring. A fábrica norte-americana oficialmente nega que o sedã japonês seja seu único alvo, mas a briga é inevitável e levanta um questionamento: o Civic ficou muito caro ou o Fusion é que barateou?

Veja todos os preços e equipamentos do novo Fusion

Olhando a tabela de equipamentos, a Honda tende a ser mais “culpada” por esse duelo entre um sedã médio e um médio-grande. Os dois ofertam o “básico” pra essa faixa de preço, incluindo ESC com assistente de partida em rampa, chave presencial, seis airbags, freio de estacionamento elétrico e sistema multimídia com espelhamento. O Civic Touring adiciona faróis em LEDs (disponíveis só no pacote Titanium do Fusion) e teto-solar elétrico (opcional de R$ 4.000 no Ford).


Mas o Fusion compensa boa parte dessas ausências. Entre seus diferenciais há airbags de joelho para motorista e passageiro, cintos traseiros laterais infláveis, abertura do carro por teclado numérico na coluna B, rodas de 18″ e start-stop. Isso sem falar no tamanho: o Ford supera o Honda em todas as medidas, incluindo comprimento (+23,4 cm), largura (+ 5,3 cm) e entre-eixos (+ 15 cm). E, com o motor recalibrado para 248 cv, o 2.0 turbo da Ford também é bem mais potente que o 1.5 de 173 cv do Civic. Vitória fácil?

Não exatamente. Primeiro, porque não é em todos os aspectos que o Fusion ganha. Seu porta-malas, por exemplo, tem cinco litros a menos de volume. Diferença pequena, mas quem vê os dois lado a lado poderia apostar que o Ford leva bem mais bagagem. E mesmo toda a cavalaria americana é relativa, já que o Ford pesa altos 1.691 kg. Com isso, sua relação peso/potência é de 6,81 kg/cv, bem próxima dos 7,66 kg/cv do Civic.


DETALHE DE PESO
Isso se refletiu em desempenhos bem próximos durante nossos testes na pista. Na prova de aceleração de 0 a 100 km/h o Fusion registrou 7s18, enquanto o Civic marcou 7s75. Na retomada de 60 a 120 km/h a diferença foi de 0s04 a favor do Ford, que também teve uma performance levemente melhor nas medições de ruído e frenagens.


O freio, porém, foi o que determinou o resultado deste comparativo. Não exatamente o sistema em si – com disco ventilado no eixo dianteiro e sólido no traseiro em ambos os sedãs -, mas sua refrigeração. A expectativa é que a Ford tivesse aproveitado a reestilização do Fusion para resolver sua deficiência na prova de fading (onde realizamos dez frenagens consecutivas a partir dos 100 km/h com lastro de 200 kg), mas o sedã decepcionou.

A nota nesse quesito é data pela diferença entre a melhor e pior frenagem na prova. Enquanto o Civic marcou 2,8 m de diferença, o Fusion registrou 13,3 m. Esse desempenho não só foi um dos piores já mensurados pela CARRO, mas também fez o Ford zerar nesse quesito, enquanto o Civic tirou nota 9.

EQUILÍBRIO
A suspensão mais firme, o projeto de última geração e a dirigibilidade mais agradável também deram força à vitória do Civic, ainda que o Fusion tenha se mantido firme na disputa com um ótimo pacote de equipamentos e espaço interno farto. Em nossa avaliação técnica a conquista do Honda é incontestável.

NOSSAS MEDIÇÕES Ford Fusion SEL 2.0 Honda Civic 1.5 Touring
Aceleração
0-80 km/h 5s05 5s60
0-100 km/h 7s18 7s75
0-120 km/h 10s19 10s58
0-140 km/h 14s18 14s02
Retomada
40-100 km/h 6s42 6s25
60-120 km/h 7s23 7s27
80-120 km/h 5s22 5s38
Frenagem
80-0 km/h 22,93 m 24,11 m
100-0 km/h 36,07 m 37,49 m
120-0 km/h 52,09 m 53,68 m
140-0 km/h 71,93 m 76,59 m
Fading
1ª frenagem 38,02 m 37,78 m
Pior frenagem 49,78 m 39,87 m
Melhor frenagem 36,96 m 37,07

Vale destacar que a derrota do Fusion não elimina o potencial do queridinho entre os sedãs de luxo, segmento no qual lidera há anos. Emocionalmente sua vitória é garantida, com uma imponência e tecnologia ainda distantes do Civic. Mas, para se tornar a compra ideal nessa faixa de preço, ele precisa resolver sua capacidade de carga limitada e baixa resistência ao fading.

FICHA TÉCNICA Ford Fusion SEL 2.0  Honda Civic 1.5 Touring
Motor L4, diant., transv., turbo, 16V L4, diant., transv., turbo, 16V
Cilindrada 1.999 cm³ 1.498 cm³
Potência 248 cv a 5.500 rpm 173 cv a 5.500 rpm
Torque  38 kgfm a 3.000 rpm 22,4 a 1.700 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas Automático, CVT
Suspensão (d/t) McPherson/multibraço McPherson/multibraço
Peso vazio/capacidade de carga 1.691/387 kg 1.326/409 kg
Diâmetro de giro 11,5 m 10,9 m
Porta-malas 514 litros 519 litros
Tanque de combustível 68 litros 56 litros
Pneus Gy. Eagle F1 235/45 R18 Brid. Tur. 215/50 R17
Comp./largura/altura (mm) 4.871/1.852/1.493 4.637/1.799/1.433
Entre-eixos (mm) 2.850 2.700

*Nas fotos desta matéria, você vê a versão Titanium 2.0 EcoBoost AWD do Ford Fusion, que custa R$ 154.500 e se diferencia da SEL 2.0 por equipamentos, assinatura de LED dos faróis e rodas.

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