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Citroën DS3 Cabrio

Citroën DS3 Cabrio

Se você é mais um dos admiradores do  Citroën DS3, pode comemorar: a marca francesa lançou comercialmente a versão conversível do modelo, com o qual ela pretende alavancar as vendas do pequeno esportivo na Europa.

Mas, antes de prosseguir, é bom esclarecer que, apesar da denominação oficial da fabricante (DS3 Cabrio), a novidade não é um cabriolet “de verdade”. Talvez inspirada na Fiat — cujo 500 C usa a mesma solução — a Citroën instalou um grande teto solar no DS3.  

Assim, mesmo com o carro totalmente “aberto”, vidros traseiros e colunas continuam lá. Sob o aspecto de segurança, o DS3 Cabrio pode ter suas vantagens. Afinal, os ocupantes não ficam tão expostos quanto num conversível convencional. Além disso, a estrutura oferece mais proteção no caso de acidentes. A sensação de liberdade ao dirigir, porém, não é a mesma.

Feita a explicação, vamos ao que interessa: com exceção do teto, o DS3 Cabrio é idêntico ao modelo “fechado”, apresentando, inclusive, o mesmo bom comportamento dinâmico. Pelo menos foi o que pudemos avaliar durante a apresentação do modelo. 

A principal qualidade da nova versão é a rapidez com que o teto é aberto ou fechado. De acordo com a Citroën, são apenas 16 s. Muito menos que o tempo médio de operação das capotas de conversíveis convencionais, que é de 20 s. Além disso, a operação é extremamente simples. Basta acionar um botão junto às luzes de leitura e do retrovisor para que a operação seja realizada. Um aspecto ruim é que, com a cobertura recolhida, a visibilidade para trás fica comprometida.

Já o porta-malas possui boa capacidade (245 litros). O problema é que o acesso ao espaço é limitado pela abertura muito pequena, o que dificulta a acomodação de volumes maiores.

No mercado europeu, o DS3 Cabrio está disponível com quatro opções de motorização, sendo três a gasolina e uma turbodiesel. Entre os propulsores a gasolina, destaque para o 1.2 tricilíndrico de 82 cv da versão de entrada, o qual faz dessa configuração uma das mais acessíveis no segmento. A unidade avaliada, porém, foi a topo da gama, equipada com o conhecido motor 1.6 THP, que, no Velho Continente, produz 156 cv. Da mesma forma, o câmbio é o manual de 6 marchas, o mesmo que equipa o DS3 no país.  

A vinda ao Brasil do DS3 Cabrio, infelizmente, é incerta. A marca analisa se o potencial em vendas dele por aqui compensa o investimento na importação oficial. Para quem aprecia o estilo “pocket-rocket”, contudo, com certeza ficaria muito feliz. 

Citroën DS3 Cabrio THP 

Motor 4 cilindros, turbo, dianteiro, transversal, gasolina; Cilindrada 1.598 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 156 cv a 6 000 rpm; Torque 24,5 mkgf a 4 000 rpm; Câmbio manual, 6 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 17”; Suspensão dianteira independente, tipo McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 3,95 m; Largura 1,71 m; Altura 1,46 m; Entre-eixos 2,46 m; Porta-malas 245 litros; Peso 1.156 kg; Tanque de combustível 50 l 

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