Marca quer ser relevante em menos de três anos, diz executivo
Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Omoda e CarNewsChina/Reprodução
A Chery International, proprietária das marcas Omoda e Jaecoo acaba de anunciar parte do seu plano de expansão para o mercado europeu. Um dos executivos da marca anunciou sem especificar que serão investidos bilhões de euros para alavancar a marca no Velho Continente.
Kevin Cheng, CEO da Omoda e Jaecoo para a Itália, disse em uma entrevista à imprensa local que as marcas da Chery estão mirando empresas como Kia, Hyundai, Nissan e Volkswagen. Porém o executivo disse que a OMODA e Jaecoo serão relevantes na Europa dentro de três anos.
Tanto a Omoda quanto a Jaecoo (sempre juntas) já estão se estabelecendo na Europa mas ainda não divulga números de venda no continente. De forma global a Chery divulgou a marca de 150.000 veículos vendidos globalmente.
Fábrica na Europa
E a chegada das marcas da Chery acontece em um contexto onde a União Europeia está propondo uma tarifa adicional de 20,7% sobre os carros da Chery como parte de seu esquema de tarifas sobre veículos elétricos. Cheng disse que o momento é “desafiador” mas que isso não vai mudar os planos das marcas.
Cheng disse que a Chery International está em busca de um parceiro local para operar em sua recém-adquirida fábrica em Barcelona, na Espanha, sua primeira unidade de manufatura na Europa. Além disso, o grupo está avaliando opções para uma segunda fábrica. O próprio governo italiano já divulgou que negocia com a Chery uma fábrica no país.
Por aqui, dada a proporção do nosso mercado, os investimentos sao mais modestos. A Omoda e Jaecoo devem receber R$ 200 milhões em investimentos para lançar a marca no Brasil. No entanto, o plano de lançamento em agosto desse ano passou para o primeiro trimestre de 2025.