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CEO da Ram indica que motor V8 da picape 1500 pode voltar

Em uma entrevista à revista Road&Track o CEO da Ram, Timothy Kuniskis, afirmou que tirar o motor V8 da picape 1500 pode ter sido um erro. Segundo o executivo: “tiraram algo fundamentalmente americano” ao descartarem o Hemi V8. Kuniskis se tornou diretor da marca Ram e ja atuou em diversas marcas da Stellantis tendo ocupado cargos de direção nas marcas Chrysler, Fiat, Dodge SRT, Jeep e Alfa Romeo.

Tim Kuniskis disse que pretende “resolver os problemas de produção primeiro antes de considerar o retorno do motor [V8] à linha”. Embora a Ram 1500 não ofereça mais o motor V8 a gasolina desde meados do ano passado as versões 2025 da Ram 2500 e 3500 vêm de série com um Hemi de 6,4 litros como opção.

Com a saída de Carlos Tavares, Tim Kuniskis passou a criticar algumas decisões do agora ex-executivo.

Embora o consumidor encontre o V8 de 6,4 litros na recém-lançada Ram 2500 e 3500 2025 com um discreto facelift, os motores Hemi 5.7 e 6.2 foram banidos da linha 1500. Em seu lugar a Stellantis adotou o motor Hurricane 6 que é um seis cilindros em linha 3.0 litros, que desenvolve até 540cv.

Essa mudança foi bastante controversa para o público apesar de o motor seis cilindros representar uma melhoria de desempenho na picape. O antigo V8 de 5,7 litros produzia 400cv e agora a Ram 1500 tem 426cv e 64,8kgfm de torque.

Isso representa uma melhoria substancial em relação ao Hemi, mas Kuniskis recentemente chamou sua eliminação de “anti-americana”. “Os americanos adoram a liberdade de escolha mais do que qualquer coisa. Quando você tira a liberdade de escolha deles e diz ‘você deve aceitar isso’, eles se revoltam. Não importa se faz sentido ou não, não importa.”, explicou na entrevista.

As vendas da marca Ram caíram 16% no ano passado nos Estados Unidos com um total de 373.120 unidades. No segmento de picapes medias nos Estados Unidos a Ram é a terceira colocada atrás da Ford F-150 e Chevrolet Silverado.

Mas Kuniskis não atribui a queda à falta do motor V8. O executivo admite que a Stellantis vive uma realidade de problemas no método de produção produção e acredita que é preciso ter disponibilidade de versões mais simples para conseguir avançar no segmento.“Na verdade, eu não tenho nenhum desses caminhões nas versões que eu deveria ter no mercado.”

Se as vendas seguirem em queda este ano, o motor V8 Hemi a gasolina pode sim retornar. Mas o foco da marca Ram está em melhorar seus processos internos para ganhar volume e produtividade antes que isso aconteça.

 

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