Um pneu furado pode gerar muitas dores de cabeça ao motorista, além de oferecer grandes riscos à segurança do veículo caso o furo aconteça com o veículo em velocidades altas. Geralmente, o vazamento ocasionado por um furo tende a ser gradual, ocorrendo na maioria dos casos de um dia para o outro. Porém, se a perda da pressão acontecer de forma repentina, o motorista pode ter dificuldades na condução.
Confira a seguir dicas que a fabricante de pneus Dunlop indica para enfrentar situações como essa.
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O que fazer quando um pneu furar?
A primeira ação a ser tomada durante a condução é diminuir a velocidade e manter o controle do veículo até encontrar um local seguro para parar. Na sequência, o motorista deve sinalizar com o triângulo o local para evitar acidentes e efetuar a troca do pneu furado pelo estepe.
Após chegar ao local onde o pneu será reparado, a Dunlop aponta alguns aspectos presentes pela ABNT NBR NM-225 que precisam ser observados antes do conserto e que podem impedir o reparo, sendo necessário a substituição por novos pneus.
1 – Profundidade de sulco de rodagem igual ou menor que 1,6 mm;
2 – Danos causados por rodagem com pressão de ar insuficiente;
3 – Degradação do pneu devido à ação de produtos químicos;
4 – Danos no ombro, lateral ou talão;
5 – Reparo anterior em desacordo com a norma;
6 – Separação entre camadas de borracha e cintas na região da banda de rodagem.
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