Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Carregador por indução será popular nos carros em até três anos

Conectividade

Presente em modelos premium, os carregadores por indução são uma alternativa para recarregar as baterias de smartphones sem o uso de cabos. Embora seja novidade no mercado brasileiro, o equipamento já está disponível no exterior há cerca de cinco anos e pode ser encontrado em veículos de GM, Volvo, Hyundai e JAC Motors.

O carregador por indução recarrega a bateria de smartphones via wireless, ou seja, sem fios, usando uma base formada por bobinas de arame. São estas bobinas que criam um campo eletromagnético quando a corrente elétrica passa por elas. O usuário só precisa posicionar o aparelho sobre a superfície do carregador, mantendo ambos em contato direto – evite capas ou outros objetos que obstruam a conexão.

O carregamento por indução é mais lento, porém, não exige cabos e permite carregar qualquer tipo, tamanho e marca de aparelho, independentemente do tipo de plugue. Contudo, é necessário que o smartphone também possua compatibilidade com essa tecnologia.

“A demanda por carregadores por indução deve deve crescer significativamente nos próximos dois ou três anos, quando chegarão ao mercado novos modelos e gerações atualizadas de veículos, tornando viável sua produção em larga escala a curto prazo. Até mesmo modelos populares, que terão uma central multimídia mais avançada, deverão adotar o sistema de recarga sem fio em breve”, afirma Thiago Pellegrini, Gerente de Negócios/Programas da Aptiv.

Sair da versão mobile