Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

BorgWarner desenvolve maior turbo para carros de passeio feitos em série

Componente será utilizado no novo Corvette ZR1, que terá mais de 1100 cv de potência

 

Fornecedora da General Motors, a BorgWarner apresentou o turbocompressor que irá equipar a versão mais extrema do Corvette ZR1. A peça é composta por um compressor de 76 mm, fresado e forjado, além de uma turbina com 67 mm dentro de uma carcaça de fluxo único para maior eficiência. Além disso, o turbocompressor emprega um sistema patenteado de rolamento de esferas desacoplado, para minimizar o atraso de enchimento de ar na admissão, melhorando o desempenho.

No coletor de escape, o turbocompressor apresenta um design integrado com tubulações de tamanho igual, para aumentar a performance e melhorar o som emitido pelo escapamento. Também, o componente possui um sensor de velocidade de passagem de ar nas paletas montado no compressor, para um controle preciso de quão rápido o turbo está girando, para utilizar a capacidade máxima de compressão de ar sem afetar a sua vida útil.

O turbocompressor desenvolvido pela BorgWarner foi especificamente projetado para aguentar a calibração anti-lag presente no Corvette ZR1, que tem a função de manter as paletas girando e gerando pressão positiva mesmo quando a borboleta do acelerador é fechada, diminuindo o atraso típico de um veículo com sobrealimentação, graças a uma válvula wastage com atuação eletrônica. No cofre do motor, o design da turbina foi pensado para minimizar o calor gerado e aumentar a eficiência térmica.

O Chevrolet Corvette ZR1 2025 da geração C8 é movido por um motor de 5.5 litros com oito cilindros em V. Diferente da versão de entrada Stingray, o ZR1 utiliza o V8 com virabrequim plano presente na versão Z06, mas com a adição de um par desses turbocompressores fornecidos pela BorgWarner. Esse propulsor, denominado LT7, desenvolve 1.187 cv de potência e 114,5 kgfm de torque, aliado a um câmbio de dupla embreagem e oito marchas, que são suficientes para empurrar o modelo até 60 mph (96 km/h) em 2,3 segundos, com velocidade máxima de mais de 375 km/h.

Sair da versão mobile