Ícone do site Revista Carro

Bons motoristas em São Paulo poderão ter desconto no IPVA

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou ontem (23) o Projeto de Lei PL 1099/2017, de autoria da deputada Beth Sahão (PT), que concede desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos bons condutores.

Pelo projeto, será concedido desconto de 5% no IPVA para cada ano sem infrações de trânsito, com desconto máximo possível de 15%. O percentual ficaria então:

Segundo a deputada, o desconto é um prêmio para quem conduz o veículo com responsabilidade, não é multado e respeita as leis de trânsito.

O texto do Projeto de Lei prevê que não haverá benefício no caso de infração de trânsito cometida também por terceiros, ou seja, que não o proprietário, no período considerado. Sendo assim, para obter o desconto não pode haver nenhuma infração registrada para aquele veículo, independentemente de quem tenha assumido a pontuação. Além disso, o abatimento fica condicionado ao pagamento do IPVA nos prazos de vencimento.

Vale lembrar que medidas semelhantes já foram adotadas em outros estados, como o Rio Grande do Sul e o Pará. Agora, o Projeto de Lei segue para aprovação ou veto do governador João Doria (PSDB).

 

Leia mais

 

Veja lista dos 10 carros mais roubados em São Paulo e quanto chega a variação no seguro

Projeto de Lei prevê comunicação imediata a dono de veículo guinchado

Projeto que pune adulteração de chassi ou placa de veículo será votado com urgência

Sair da versão mobile