O novo BMW Série 3 é apresentado nesta terça-feira, 2, no Salão do Automóvel de Paris, e o lançamento no mercado mundial será em 9 de março do ano que vem. A nova geração do sedã será produzida em três fábricas: na Alemanha (Munique), China (fábrica de Shenyang, administrada pela joint-venture BMW Brilliance Automotive) e na recém-construída fábrica da BMW em San Luis Potosí, no México.
Em geral, esta geração do sedã é 55 quilos mais leve que o seu antecessor, dependendo da versão e dos equipamentos embarcados. Segundo a fabricante, o novo sedã também possui um baixo centro de gravidade e igual distribuição de peso entre os dois eixos (50:50), enquanto a rigidez estrutural da carroceria e o arranjo dos componentes da suspensão foram aprimorados. A aerodinâmica otimizada do veículo contribuiu para a redução do coeficiente de arrasto do carro para 0,23, também de acordo com a BMW.
A gama compreende dois motores de quatro cilindros, a gasolina, com 184 cavalos de potência para a versão 320i, e 258 cv, para o 330i, além da gama de motores a diesel para os mercados internacionais.
As versões Advantage, Sport Line, Luxury Line e M Sport do novo sedã contam com opções de pacotes exclusivos de personalização. Adicionado a isso, novas opções de volantes e detalhes internos desenvolvidos recentemente, materiais de acabamento BMW Individual, como Vernasca e couro Merino, painel de instrumentos revestido em Sensatec ou couro, além de controle automático de três zonas de climatização, aquecimento auxiliar e carregamento sem fio para telefone celular. Entre os opcionais, há teto solar de vidro de 100 milímetros, iluminação ambiente e o sistema de áudio surround Harman Kardon.
O painel de instrumentos é totalmente digital e tem tela de 12,3 polegadas, além de outra tela de 10,25 polegadas do sistema de controle. Para uma operação mais intuitiva, o motorista pode escolher entre o acionamento por meio de toque na tela, o botão seletor iDrive, botões no volante, o controle por gestos ou comandos de voz.