A BMW M prepara o início de uma nova era no segmento de esportivos de alto desempenho. A partir de 2027, a divisão M lançará seus primeiros modelos totalmente elétricos, mantendo o DNA “Nascida nas pistas. Feita para as ruas”.
Segundo a BMW M, a próxima geração foi desenvolvida para estabelecer novos referenciais em dinâmica, desempenho e uso diário. A arquitetura elétrica combina aceleração intensa, capacidade de pista, autonomia elevada, recarga rápida em sistema de 800 volts e recuperação de energia altamente eficiente.
Nova arquitetura eletrônica e controle centralizado
Os modelos BMW M elétricos utilizam a nova arquitetura eletrônica da Neue Klasse, baseada em quatro computadores de alto desempenho, chamados de “Superbrains”. Eles gerenciam dinâmica veicular (“Heart of Joy”), condução automatizada, sistema multimídia e funções de conforto. Esse conceito permite respostas mais rápidas, maior integração entre sistemas e atualizações de software mais eficientes.
BMW M eDrive: quatro motores e controle total de torque
No centro da nova geração está o sistema BMW M eDrive, desenvolvido a partir da tecnologia Gen6 da BMW. Cada roda é acionada por um motor elétrico, totalizando quatro motores com controle individual de torque. O sistema combina características de tração traseira e integral.
O eixo dianteiro pode ser totalmente desacoplado, garantindo a experiência clássica de tração traseira típica da BMW M, além de maior eficiência e autonomia em condução rodoviária. Modos de condução específicos, simulação de trocas de marcha e uma nova assinatura sonora fazem parte da experiência para reforçar o caráter esportivo.
Os motores elétricos apresentam a maior densidade de potência já utilizada pela BMW M. Cada unidade integra motor, transmissão e inversor, permitindo controle preciso da entrega de potência, da frenagem regenerativa e da distribuição de torque entre as rodas.
Bateria Gen6 focada em performance
A bateria de alta tensão, com mais de 100 kWh de energia utilizável, foi projetada especificamente para aplicações de alto desempenho. Baseada em células cilíndricas Gen6 otimizadas para potência, ela conta com sistema de refrigeração reforçado e um gerenciamento eletrônico avançado, o Energy Master, posicionado fora do conjunto de baterias.
Além de suportar altas demandas em uso de pista, a bateria oferece elevados índices de recarga e recuperação de energia. O conjunto também atua como elemento estrutural do veículo, aumentando a rigidez do chassi e contribuindo para uma dinâmica de condução mais precisa.
Design leve e novos materiais
A construção leve segue como prioridade nos modelos BMW M. Nos elétricos de nova geração, a marca introduz pela primeira vez elementos de fibra natural, aliando redução de peso, sustentabilidade e alto desempenho estrutural.
