A linha 2015 do Audi RS 7 Sportback (e também da prima RS 6 Avant) acaba de chegar ao Brasil trazendo como principal novidade a pequena atualização visual nas lanternas e faróis. Na parte mecânica ou no acabamento, o cupê 4 portas segue intocado (ainda bem!).
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Resolvemos levar o modelo para a pista e surpresa: ele alcançou o posto de modelo mais rápido testado até o momento pela revista CARRO. E sabe quem ele superou? Ele mesmo! Em maio de 2014 o RS 7 avaliado por nós cravou 3s6 na aceleração de 0 a 100 km/h, sendo que o 2015 baixou o tempo em 0s1, cravando 3s5. Vale destacar que o Audi superou até mesmo modelos como o Porsche 911 Carrera S, que cravou 4s4 no 0 a 100 km/h equipado com o câmbio robotizado de dupla embreagem.
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Como os números provam (confira todas as medições na tabela), o conjunto formado pelo motor 4.0 V8 biturbo e o câmbio automático de 8 marchas é mesmo impressionante. Basta dizer que o RS 7 precisou de apenas 400 m para atingir 200 km/h. Claro que o consumo não é um item primordial em um carro de alto desempenho como ele, mas recursos como a desativação de cilindros permitem que ele alcance uma média rodoviária de 11 km/l, o que está longe de ser ruim.
Quando você ultrapassa os 270 km/h (na pista de testes) com o RS 7, você nota outros pontos fortes, e muito importantes, de seu conjunto: a atuação rápida e precisa dos freios, além do conjunto de suspensão esportiva que trabalha com afinco para deixar as quatro rodas coladas no chão. E a tração integral também ajuda.
Com bom espaço para acomodar quatro adultos e porta-malas com 535 litros de capacidade, o RS 7 é um modelo que beira a perfeição ao conciliar excelente desempenho com praticidade para o dia a dia. Além disso, o nível de requinte a bordo é invejável. Soma-se ao pacote recursos de tecnologia como o Night Vision, uma câmera para visão noturna que projeta as imagens no painel e colabora com a segurança.
Pagar mais de R$ 600.000 em um carro está longe de ser pouco, porém não é exagero falar que o RS 7 entrega um bom custo-benefício. Poucos automóveis conseguem andar em pé de igualdade com este Audi e ainda ser tão versátil para quem não quer ter mais do que ele na garagem. E, acredite, você não vai querer.
DADOS DE FÁBRICA
Motor disposição/número de válvulas: Diant., long., V8, biturbo/32V
Cilindrada (cm³): 3.993
Potência (cv): 560 a 5.700 rpm
Torque (kgfm): 71,3 a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): Multibraço/multibraço
Peso vazio/capacidade máxima de carga (kg): 1.930/585
Diâmetro de giro (m): 11,9
Porta-malas (litros): 535
Tanque de combustível (litros): 75
Pneus (veículo testado): Dunlop 275/30 ZR21
Comprimento/largura/altura (mm): 5.012/1.911/1.419
Entre-eixos (mm): 2.915