Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Andamos no BMW Série 3 GT

Enquanto a BMW ainda não disponibiliza o Série 3 Gran Turismo para teste, o qual chegará ao Brasil nas versões 320i GT Sport (R$ 159.950) e 328i GT M Sport (R$ 204.950), o Carro Online faz de tudo para apresentar essa novidade a você da melhor forma possível. Para tanto contamos com a ajuda de nossos amigos da revista espanhola Autopista, do grupo Motorpress, que tiveram a oportunidade de avaliar o modelo em sua versão diesel, que, infelizmente por motivo de legislação, não é oferecida no Brasil. Mesmo assim, ela já nos mostra do que esse modelo é capaz. 

Se para você, a denominação GT está ligada a um carro esportivo, é bom rever seus conceitos: o segundo BMW a receber a sigla é o Série 3, que oferece uma solução muito interessante. A bordo do Série 3 GT você viaja em uma posição ligeiramente mais alta do que em um sedã e conta com mais visibilidade (no melhor estilo de um X1).  

Mas não se engane: apesar do porte maior e, consequentemente, da maior inércia do modelo (ele é 60 kg mais pesado que a station, que, por sua vez, é 60 kg mais pesada que o sedã), o Série 3 GT oferece uma de uma condução agradável, como deve ser em todo BMW que se preze. 

A sensação de que tudo está sob controle é muito grande, auxiliada pela habitual tração tra­seira. O controle eltrônico de estabilidade se encarrega de corrigir eventuais erros que possam ocorrer quando se exagera na velocidade. 

Contudo, contornar uma curva com um Série 3 GT não é o mesmo que fazê-lo com um sedã. Você sente o peso maior da carroceria e é necessário dirigir de uma forma mais “redonda”, sem abusar, já que o Série 3 GT é um carro de pretensões familiares, apesar da denominação. Portanto, nada de confundi-lo com um X6 M, por exemplo. 

Faz tempo que alguns especialistas de marketing da BMW me explicaram como funciona a “evolução vital” dentro da gama da marca. O Série 1 é voltado ao público jovem. Com a melhora na vida profissional, o mesmo jovem opta pelo Série 3 e ainda não faz questão de espaço no banco traseiro. À medida em que se consolida profissionalmente e os filhos vêm, é hora de partir para o mais confortável Série 5. Um Série 7? Bom, se o tal jovem chegar à direção da empresa, com certeza não andará a bordo dele por questões familiares.

Dessa forma, o Série 3 GT rompe com tudo o que era estabelecido até então na lógica alemã e oferece o espaço que se espera de seus 4,82 m de comprimento. A cabine é ampla e praticamente rivaliza nesse atributo com a do Série 5. Apesar de tratar-se de um Série 3, o GT é maior que seus irmãos também em entre-eixos, altura e capacidade do porta-malas.  

Grande, sim, mas não se engane: dentro de um Série 5, devido às suas características dinâmicas, você se sentirá melhor instalado, seja no banco traseiro ou quando assumir o volante e dirigir. Chega a ser, até mesmo, uma questão referente ao nível em que o Série 5 está inserido. O Série 3 GT, por exemplo, não é tão silencioso, tem mais ruídos aerodinâmicos etc. O motor também se faz escutar mais. 

Uma das maravilhas do Série 3 GT é o câmbio automático de 8 marchas fornecido para a BMW pela ZF. Quando você dirigir um automóvel com essa caixa, talvez nunca mais queira saber de um câmbio manual. Ela passa as marchas com suavidade, sem golpes, e rápido. Muito rápido.  

O melhor com relação ao Série 3 GT? Com certeza é comprovar como um sistema de amortecimento de qualidade pode entregar muito conforto e ainda não deixar os ocupantes do carro à mercê das irregularidades do piso. 

A segurança é total para quem conduz o Série 3 GT, mesmo quando ele enfrenta imperfeições na pista, tais como buracos e valetas. O ESP trabalha demais? Sim, mas você pode restringir sua atuação por meio de uma tecla no console. Em um sedã, você pode dirigir de forma mais esportiva? Provavelmente sim, mas aí não estaria fazendo nada mais do que permanecer no senso comum.

BMW 320d GT

Motor 4 cilindros, dianteiro, longitudinal; Cilindrada 1 995 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 184 cv entre 4 000 rpm e 6 000 rpm; Torque 38,8 mkgf a 1.750 rpm; Câmbio automático, 8 marchas; Tração traseira; Rodas liga leve, aro 17”; Suspensão dianteira independente; Suspensão traseira multibraço; Comprimento 4,82 m; Largura 1,83 m; Altura 1,51 m; Entre-eixos 2,92 m; Porta-malas 520 l; Peso 1.565 kg 

Sair da versão mobile