Os fãs do VW Jetta no Brasil finalmente podem comemorar: a partir de agora, não é só a versão topo de linha (Highline) que conta com um motor moderno. As configurações Trendline e Comfortline deixam de utilizar o ultrapassado motor 2.0 de 120 cv e passam a contar com o moderno 1.4 TSI, o mesmo que equipa o Golf, mas ajustado para entregar 150 cv e 25,5 kgfm.
O câmbio pode ser manual ou automático (Tiptronic; o 2.0 TSI usa um DSG), ambos de seis marchas. Não é só isso: assistência elétrica da direção, controle eletrônico de estabilidade e bloqueio de diferencial passam a ser itens de série em todas as versões, que também passam a contar com suspensão traseira multibraço.
Veja os preços da gama:
Trendline 1.4 TSI (150 cv) M/T – R$ 78.230
Jetta Trendline 1.4 TSI (150 cv) A/T – R$ 83.630
Jetta Comfortline 1.4 TSI (150 cv) A/T – R$ 89.750
Jetta Highline 2.0 TSI (211 cv) A/T – R$ 103.990
Todas essas mudanças têm como objetivo aumentar a competitividade da linha Jetta, preparando-a para a chegada dos novos Chevrolet Cruze e Honda Civic, além do reestilizado Kia Cerato (que vai passar a ser trazido do México e deverá se tornar mais atraente).
Mas, se mudou bastante – e para melhor – na parte mecânica, a gama Jetta 2016 não traz qualquer alteração visual externa. Já na parte interna, a principal inovação é a central multimídia, que, mesmo na configuração mais simples, com tela de 5″, pode espelhar aparelhos celulares.
Em nossa avaliação, como era de se esperar, o novo motor proporcionou uma grande melhora no desempenho do Jetta Comfortline 2016. Na aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, o novo sedã precisou de bons 9s7, cerca de 3s melhor que o antigo. Os resultados de retomada também melhoraram, o que se traduz em mais segurança na hora das ultrapassagens. Infelizmente, porém, não conseguimos avaliar o consumo do carro com o novo motor, já que só o tivemos disponível na pista de testes.
DADOS DE FÁBRICA | Volkswagen Jetta 1.4 TSI Comfortline |
Velocidade máxima (km/h) | 203 |
Motor/válvulas | L4, diant., transv., turbo/16V |
Cilindrada (cm³) | 1.395 |
Potência (cv) | 150 cv a 5.000 rpm |
Torque (kgfm) | 25,5 (G) a 1.500 rpm |
Câmbio | Automático, 6 marchas |
Suspensão (d/t) | McPherson/multibraço |
Peso vazio/cap. máx. carga (kg) | 1.298/582 |
Diâmetro de giro (m) | 11,1 |
Porta-malas (litros) | 510 |
Peso rebocável (kg) (sem freio) | 680 |
Tanque de combustível (litrso) | 55 |
Pneus | Dunlop Sport Maxx 225/45 R17 |
Dimensões (C/L/A) (mm) | 4.659/1.778/1.473 |
Entre-eixos (mm) | 2.651 |
Outra mudança na linha de sedãs médios da Volkswagen é que a versão Trendline volta a ter opção de câmbio manual. Mas os preços, também como era de se esperar, foram reajustados. O Jetta de entrada (manual) parte de R$ 78.230, enquanto o automático sai por R$ 83.630. Já o Jetta Comfortline, que só é vendido com caixa automática, custa R$ 89.750. Uma grande diferença em relação às configurações anteriores, que partiam de R$ 75.290 e R$ 80.790 (Trendline e Comfortline, respectivamente, e só possuíam câmbio automático de seis marchas).
NOSSAS MEDIÇÕES | Volkswagen Jetta 1.4 TSI Comfortline |
Aceleração | |
0-60 km/h | 4s1 |
0-80 km/h | 6s4 |
0-100 km/h | 9s7 |
0-120 km/h | 13s4 |
Retomadas | |
40-100 km/h em Drive | 7s6 |
60-120 km/h em Drive | 9s8 |
80-120 km/h em Drive | 6s6 |
Frenagens | |
80-0 km/h | 24 m |
100-0 km/h | 37,4 m |
120-0 km/h | 55 m |