O Peugeot 2008 será lançado apenas no próximo ano, mas a fabricante aproveitou o Salão do Automóvel para promover a primeira exibição oficial do modelo. Assim, o crossover é a principal atração do estande da empresa que, mesmo assim, não divulgou mais detalhes sobre o modelo, como motores, câmbios ou versões. De qualquer forma, é a primeira oportunidade de o consumidor brasileiro conferir de perto como será o veículo no qual a Peugeot aposta pesado para retomar suas vendas.
Outro modelo que chama a atenção no espaço destinado à marca francesa é o 2008 DKR, modelo construído especialmente para o Rali Dakar 2015, competição que a Peugeot volta a disputar após 25 anos de ausência. Para enfrentar os 10.000 km da prova, o protótipo conta com um motor V6 biturbo a diesel, capaz de gerar 340 cv, 81,5 mkgf e tração dianteira. A opção por esse sistema, segundo a empresa, é a economia de peso em relação a um 4×4. A altura do modelo, “anabolizada” com a adoção de uma suspensão com 460 mm de curso) impressiona.
No estande da também francesa Renault, a atração atende pelo nome de Duster Oroch. Trata-se de um conceito desenvolvido pelos designers da empresa na América Latina que, de acordo com a fabricante, une as características de um SUV com as de uma picape, com espaço para cinco pessoas. A marca aposta tanto no sucesso do modelo que trouxe o vice-presidente mundial de design do grupo Renault, Laurens van der Acker, para apresentar o modelo.
Ninguém na empresa confirma, mas, dependendo da reação do público, o conceito poderá se tornar realidade em breve, mas em uma versão menos futurista do que a apresentada. Assim, recursos como as duas câmeras instaladas na traseira do veículo, que não só atuam como assistentes de manobras, como também podem gravar momentos de lazer, não serão encontrados no modelo de série.
Já o modelo que chegará às lojas em breve é a versão aventureira do Sandero, a Stepway. Seguindo a fórmula baseada na suspensão elevada e reforçada, além de adereços visuais exclusivos, o hatch mantém os atributos da configuração original do modelo, como o porta-malas espaçoso, assim como a área destinada aos ocupantes. O novo Sandero Stepway é equipado com motor 1.6 8V Hi-Power flex, capaz de produzir 106 cv e 15,5 mkgf (com etanol), com opções de câmbio manual ou – outra novidade – robotizado, ambos de 5 marchas.
A Toyota, por sua vez, preferiu apostar em carros-conceito para atrair o público no Salão do Automóvel. E o principal destaque é o FT-1, superesportivo que, curiosamente, surgiu primeiro no videogame Gran Turismo, lançado há dois anos e só este ano tornou-se realidade. A sigla FT indica Future Toyota (Toyota do Futuro) e, de acordo com a fabricante, seu design foi inspirado em clássicos da marca, como 2000GT, Celica e Supra, entre outros.
A configuração de motor dianteiro e tração traseira proporciona melhor distribuição de peso, além de permitir que o motorista ocupe uma posição central próxima do solo. Já o volante é inspirado nos utilizados na F1, com as principais informações exibidas na parte superior da peça, facilitando a visualização. A fabricante japonesa não anunciou os detalhes técnicos do FT-1, mas a tampa do motor de plástico transparente permite aos visitantes soltar a imaginação.