Kombi criada por um mecânico austríaco para encarar qualquer terreno recebeu quatro eixos e esteiras no lugar das rodas tradicionais
Uma Kombi de 1962 batizada de “Half-Track Fox” foi restaurada pela divisão de veículos clássicos da Volkswagen. Trata-se de uma versão bem incomum do modelo T1 Microbus, que traz vidro dianteiro dividido, criada pelo mecânico austríaco Kurt Ketzner. O apelido desta Kombi vem das suas esteiras estilo tanque no lugar das rodas, capazes de transpor os terrenos mais difíceis dos alpes suíços, onde Ketzner vive.
Segundo o mecânico, a adaptação do modelo levou quatro anos para ser concluída. Há quatro pneus nos dois eixos dianteiros, com rodas de 14 polegadas, e direcionais. Já na traseira há mais dois eixos tracionados, com rodas de 13 polegadas e esteiras que unem alumínio e borracha.
O que move esta Kombi é um motor 1.2 com refrigeração a ar que, de acordo com Ketzner, não foi modificado. Ou seja, entrega 34 cv. Ele está acoplado a um câmbio manual de quatro marchas. Com uma grande aptidão off-road, ele chega à velocidade máxima de apenas 35 km/h.
O modelo restaurado já pertenceu ao museu da Porsche na Áustria e depois passou para um grupo de entusiastas da Kombi no início dos anos 1990, que pretendia restaurá-lo. Isso, porém, nunca aconteceu. No final de 2018, o “Half-Track Fox” foi incorporado à coleção da Volkswagen e seguiu então para restauração, concluída em fevereiro deste ano. A pintura segue a original, no tom laranja. Foram completamente restaurados também o interior e o conjunto mecânico.
Estima-se que tenham sido feitas duas unidades deste modelo especial. Porém, não há informações sobre o paradeiro do segundo exemplar. Será que ele pode aparecer esquecido no fundo de alguma garagem após tantas décadas?
Fotos: Divulgação/VW