VW e-Up!

Primeiras unidades do e-up! participarão de testes e depois o modelo será comercializado para o público geral no país vizinho

 

A Volkswagen anunciou que escolheu o Uruguai para ser o primeiro país da América Latina a receber seus modelos 100% elétricos, lembrando que até então a empresa só oferecia opções híbridas, como o Golf GTE que foi vendido por aqui. E o modelo escolhido é o e-up!.

O e-up! é fabricado na Europa e possui um motor elétrico que entrega 83 cv de potência e 21,6 kgfm de torque, indo de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e chegando à velocidade máxima de 130 km/h. Suas baterias têm 32 kWh, oferecendo autonomia de 260 km e com recarga completa em seis horas usando um carregador rápido.

LEIA MAIS: VW acelera eletrificação e confirma novos Golf e Tiguan

Conforme informou o site Argentina Autoblog, em agosto do ano passado uma unidade também foi enviada para a Argentina para fazer testes e avaliar a sua possível comercialização por lá.

“O VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

VW e-Up! carregadores

A escolha do Uruguai para ser o pioneiro se baseia em sua estrutura já existente. Um país de pequenas dimensões e sem produção própria de petróleo, o Uruguai hoje utiliza 98% de energia elétrica vinda de fontes renováveis, como a energia solar e a eólica. Além disso, possui uma das maiores frotas de carregadores para carros elétricos em todo o mundo, não si distanciando mais do que 100 km um do outro.

LEIA MAIS: VW ID.4 GTX é esportivo elétrico de quase 300 cv

As primeiras unidades do e-up! foram entregues para a empresa de energia Direccion Nacional del Energia (DNE), enquanto as demais serão usadas pelo importador Lestido, sempre visando testar a dirigibilidade e a sua viabilidade no território uruguaio. As vendas para o público geral começarão no Uruguai após essa etapa de testes.

 

Fotos: Divulgação

Share This