A sueca Volvo apresentou o segundo modelo do processo de revitalização da companhia, após ser adquirida pelos chineses da Geely, durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (11). O S90, inédito sedã luxuoso da marca, chega para apagar o antiquado S80 com um visual moderno e elegante, além de todo o pacote de segurança e condução autônoma já estreado no SUV XC90 no ano passado.
O Volvo S90 é feito sobre a mesma plataforma modular SPA do XC90 e compartilham a mesma linguagem de design. Com uma frente mais imponente, sobretudo por conta do capô longo e faróis afilados (com a assinatura de LED em formato de “T”, que na verdade faz uma alusão ao “Martelo de Thor”), e lanternas que dão um aspecto até um tanto futurista atrás (bem distante das formas quadradas características dos carros mais antigos da marca), o S90 pretende fazer frente aos tradicionais sedãs executivos alemães Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E.
Para tanto, além de um visual atraente, a Volvo aposta em uma gama diversificada de sobrealimentação do motor 2.0 de quatro cilindros que impulsiona todas as versões do S90. A opção de entrada, T5, é turbo, com potência de 243 cv. A T6, supercharger, produz 306 cv; e a híbrida T8, topo de linha, gera 405 cv de potência total do sistema de propulsão.
A característica mais marcante do sedã, no entanto, bem como ocorre no XC90, é a tecnologia de condução autônoma. Esta é a grande aposta da Volvo para se destacar na indústria automotiva frente ao seus rivais. O S90 conta com uma gama extensa de assistência, cujo principal recurso é sistema Pilot Assist, que oferece controle de cruzeiro adaptativo, capaz de manter o modelo trafegando em sua faixa autonomamente em velocidades até 130 km/h sem a necessidade de seguir o carro da frente.
O Volvo S90 chegará em breve às lojas dos Estados Unidos e deve desembarcar no Brasil ainda neste ano.