crash-test Volvo

Fabricante sueca realiza um crash-test diferenciado para investigar os danos em situações extremas, lançando 10 carros de um guindaste

A Volvo inovou no crash-test e adotou uma forma mais extrema de verificar os dados causados ao automóvel em um acidente em alta velocidade. Além de verificar os danos no veículo, o teste permitiu à equipe de resgate simular uma situação que não seria possível no crash-test convencional. E o que eles fizeram? Soltaram o veículo de um guindaste a uma altura de 30 metros em direção ao solo.

crash-test Volvo

Ao todo, 10 modelos da Volvo passaram por essa prova, simulando os danos em acidentes como de um carro que bateu a altíssimas velocidades ou que foi atingido por um caminhão também em alta velocidade. Foram verificados os danos não somente na dianteira, mas também como se o veículo fosse atingido de lado.

- Publicidade -

crash-test Volvo

Nos testes, a equipe de resgate pode simular como extrair as pessoas do veículo nessas condições, especialmente considerando que a meta é sempre remover a pessoa e levá-la ao hospital em no máximo uma hora após o acidente para aumentar suas chances de sobrevivência. Todos os resultados obtidos com estes testes serão agrupados em um relatório a ser disponibilizado gratuitamente aos profissionais de resgate em todo o mundo.

crash-test Volvo

Vale destacar que, em geral, os treinamentos de resgate são feitos em carros sucateados, ou seja, muito antigos. Isso significa que não contam com as mesmas tecnologias dos modelos atuais em questão do material empregado na carroceria ou construção do habitáculo. Por isso esse teste é importante.

crash-test Volvo

“Normalmente, só batemos carros no laboratório, mas esta foi a primeira vez que os deixamos cair de um guindaste”, diz Håkan Gustafson, investigador da Equipe de Pesquisa de Acidentes de Trânsito da Volvo Cars. “Nós sabíamos que veríamos deformações extremas após o teste e fizemos isso para dar à equipe de resgate um verdadeiro desafio para trabalhar.”

Assista ao vídeo do teste:

- Publicidade -
- Publicidade -
Share This