Produção VW ID elétrico

Marca terá 6 fábricas próprias de baterias na Europa até 2030 e irá quintuplicar rede de pontos de recarga rápida

 

A Volkswagen anunciou um plano para reduzir os custos de carros elétricos em 50% para torná-los “atraentes e viáveis para o maior número de pessoas possível”. Para isso, a marca irá construir 6 fábricas próprias de baterias na Europa até 2030, a fim de atender à demanda por elétricos das diferentes marcas do Grupo, como Audi, Porsche e a própria Volkswagen.

Com a popularização dos elétricos em todo o mundo, a Volkswagen quer evitar transtornos na produção por falta de baterias entregues por fornecedores. Até 2025, a Volkswagen espera ter 100% de produção própria de baterias para os veículos do grupo. As primeiras duas fábricas serão inauguradas em 2023, na Suécia. Somada, a capacidade das 6 unidades (até 2030) será de 240 GWh por ano.

Além de garantir a autossuficiência de componentes para a produção de elétricos, a Volkswagen irá investir no aumento da capacidade/autonomia das baterias e na diminuição do custo em até 50% nos segmentos de entrada – nos demais, a projeção de redução é de 30%.

“Usaremos a economia de escala a favor de nossos clientes também no que diz respeito à bateria. Em média, reduziremos o custo dos sistemas de bateria para bem abaixo de 100 euros por quilowatt-hora. Isso finalmente tornará a eletromobilidade acessível”, afirma o membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen para Tecnologia, Thomas Schmall, que também presidiu a Volkswagen do Brasil entre 2007 e 2014.

Além do foco em baterias próprias para baixar o custo dos elétricos, a fabricante promete quintuplicar a atual rede de carregamento rápido para veículos elétricos na Europa. Até 2025, serão 18 mil pontos de recarga no continente, o equivalente a cerca de um terço da demanda total prevista para o mercado europeu nos próximos anos. Para os Estados Unidos, serão 3,5 mil novos pontos até o fim de 2021, enquanto a China terá 17 mil postos de recarga rápida até 2025.

Em relação aos produtos, a Volkswagen promete ao menos um novo carro elétrico por ano e sedã com recarga “tão rápida quanto reabastecimento” em 2026. Apesar do investimento em modelos 100% elétricos, a marca garante que terá novas gerações de modelos globais, como Golf e Tiguan.

Fotos: Divulgação

Share This