15% é a desvalorização máxima de um seminovo muito procurado nas lojas, enquanto que a média chega a 20% em um ano

Nas revendedoras, eles são os mais disputados pelos compradores de usados. Não importa a idade. Se for um daqueles modelos concorridos, o carro pode ser até um seminovo com um ano de uso ou um velhinho com mais de 13 anos de rodagem nas ruas e estradas.

Em razão da grande procura, as versões campeãs de preferência se tornaram uma garantia certa de bom negócio para os vendedores logo quando chegam às lojas. A facilidade de comercialização é tanta que o carro nessa condição fica um tempo muito menor em exposição.

Na avaliação das lojas consultadas pela CARRO, um automóvel com essas características permanece à disposição dos consumidores de dez dias a, no máximo, duas semanas. Em situações normais, uma unidade usada ou seminova leva até um mês para ser negociada. Já a desvalorização do preço nesses modelos também fica abaixo da praticada pelo mercado. Gira entre 10% e 15% do valor, contra a média de 20%.

“A depreciação é inferior porque segue a tradicional lei de oferta e procura. Como a busca por essas versões é muito maior, a perda fica abaixo do que ocorre no segmento”, detalha Harry de Lima Franco Júnior, proprietário da JR Motors Assessoria Automotiva. Em alguns casos, o bom estado do veículo garante um valor ainda maior na venda.

Só entre janeiro e agosto deste ano, o mercado movimentou 3,45 milhões de carros que englobavam os modelos mais queridos dos motoristas, segundo balanço mensal divulgado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Desse total, 2,74 milhões estão entre os dez modelos mais procurados na categoria veículo de passeio. Os outros 707.000 se encontram na lista dos comerciais leves.

A exemplo do que acontece no mercado de 
0 km, o Gol lidera a relação dos mais procurados, com 725.000 unidades vendidas no acumulado de 2014 (veja quadro). Depois, aparece uma dupla da Fiat: Uno (439.000) e Palio (397.000). Na categoria comercial leve, a picape Strada ocupa o topo do ranking, com 154.000 veículos.

A Saveiro se encontra na segunda posição dessa lista (120.000). Mesmo depois de ter sua produção encerrada, a Kombi ainda desponta entre as prediletas do público, apesar de ser considerada obsoleta. O carro se encontra em quinto lugar, ao registrar pouco mais de 57.000 unidades vendidas no período. Supera outros modelos mais modernos e confortáveis dentro da categoria, lançados nos últimos anos. Mas, afinal, o que tornam essas versões tão especiais entre os seminovos e usados?

Manutenção e economia
Para os comerciantes do setor, a preferência acontece porque esses modelos costumam aliar o baixo custo de manutenção com a economia no consumo de combustível. A facilidade de encontrar peças de reposição também contribuiu para essas versões terem conquistado a predileção dos consumidores. “No geral, quem sai às compras procura ter pouca despesa, desde o ato da aquisição até na convivência diária com o automóvel”, destaca Harry.

O sócio-proprietário da Vip Motors, Egner Bertolin, explica que, atualmente, os clientes buscam automóveis completos ainda dentro dessas versões mais procuradas. Como o preço é acessível na comparação com o veículo novo, a pessoa não abre mão de alguns itens de segurança e conforto, como ar-condicionado, direção hidráulica, airbag e uma motorização mais potente. “Os modelos sem esses opcionais ficam praticamente encalhados nos pátios”, analisa.

O comerciante afirma que outros modelos fora da lista da Fenauto começam a ganhar destaque entre os mais procurados. Nessa relação, destacam-se Punto e Fox. “São veículos com design mais moderno em comparação às antigas versões que ocupam há muito tempo o ranking”, revela. E ele ainda arrisca uma previsão: “Em breve, o Gol deverá deixar a liderança da lista entre os mais vendidos nas lojas”.

Na hora da compra, nunca se esqueça de:

  • Exigir o prazo de garantia mínima de três meses concedida pela revendedora para eventuais problemas mecânicos com o veículo.
  • Verificar minuciosamente o documento do carro como forma de saber se ele não tem irregularidades.
  • Pedir o laudo de vistoria do veículo para analisar a situação mecânica do automóvel.
  • Requisitar o laudo das multas para analisar se as autuações foram pagas pelo infrator.
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