Ainda um piloto, novo recurso de segurança solicitará uma selfie aos passageiros que usarem o Uber para viagens com pagamento em dinheiro

 

A Uber anunciou hoje (23) a liberação, por enquanto ainda como piloto, de um novo recurso destinado a aumentar a segurança dos motoristas do aplicativo. Segundo a empresa, a novidade atende um pedido frequente em pesquisas internas realizadas pelo app. Trata-se de uma selfie que será solicitada do usuário que optar pelo pagamento em dinheiro antes que ele possa solicitar o carro.

Batizada de U-Selfie, ele será solicitada de forma piloto a alguns usuários, especialmente aquele que se cadastraram ou solicitaram a viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito). O objetivo é registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação e disponibilizá-la futuramente caso seja solicitada pelas autoridades.

A Uber reforça que “a foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da Uber, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal”, conforme informa o comunicado divulgado à imprensa.

“A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, afirma Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma.

Recentemente, em abril, a Uber anunciou ainda outras medidas que colaboram com a segurança de passageiros e motoristas. Uma delas é mostrar aos parceiros detalhadamente o endereço de destino antes mesmo do aceite das viagens, já que antes era exibida apenas a região de destino final. A outra é a inclusão do botão “Ligar para a Polícia” no Rio da Janeiro, que permitirá entrar em contato com a polícia local por meio do aplicativo, fornecendo automaticamente a localização em tempo real do veículo sem a necessidade de passar essas informações verbalmente ao atendente.

 

Foto: Divulgação/Uber

Share This