AS HABILITAÇÕES possuem diferentes categorias: a A é destinada a motociclistas; a B é para motoristas convencionais; a C é para quem vai dirigir tratores e veículos de carga com mais de 3.500 kg; a D permite dirigir todos os veículos das categorias B e C e veículos de passageiro sem reboque, com lotação superior a oito pessoas; e a E inclui as categorias B, C e D, trailers e veículos rebocando unidades com mais de 6.000 kg.

DEPOIS DE TER escolhido a categoria, é preciso ver os diferentes requisitos de cada uma delas. Por exemplo: se você é um motorista convencional, mas quer dirigir caminhões pequenos (categoria C), deverá ter ao menos um ano de habilitação na categoria B, não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente por falta média nos últimos 12 meses. É necessário realizar um curso prático de 15 horas/aula, teste de direção veicular e ser aprovado em exame de aptidão física e mental.

QUEM QUER tirar a carteira D deverá ter ao menos um ano de habilitação na C ou dois anos na B e ter mais de 21 anos. Também precisará passar pela mesma quantidade de aulas e exames da categoria C.

PARA A CATEGORIA E a exigência é estar ao menos um ano na C, além de realizar a mesma quantidade de aulas e exames. De quebra, o candidato não pode estar cumprindo pena de suspensão de direito de dirigir ou cassação da CNH.

PRECISA DE AUTOESCOLA? Os exames médicos podem até ser feitos separadamente, mas as aulas e os testes são efetuados na autoescola.

E PARA A CNH DE MOTO? As aulas e os exames para as categorias B, C, D e E são diferentes. A carta de moto é tirada separadamente.

Share This