Toyota Corolla 2020

Sedã sucesso de vendas no Brasil e no mundo é descontinuado no mercado indiano

 

Enquanto no Brasil o Toyota Corolla ainda mantém a liderança disparada no segmento de sedãs médios, na Índia as coisas são bem diferentes. Por lá, o modelo que também está sempre na lista dos mais vendidos em todo o mundo acaba de sair de linha. O motivo, por mais curioso que pareça, é o baixo volume de vendas no mercado indiano.

Para comparar, aqui o Corolla vendeu 12.088 unidades de janeiro e março, segundo a Fenabrave. Já o segundo colocado no segmento, o Honda Civic, teve 4.855 unidades emplacadas no mesmo período. Aqui, o Corolla é o 12º automóvel mais vendido, enquanto na Índia ele não fica nem entre os 50 primeiros colocados.

Segundo informações do site Indian Autos Blog, o Corolla chegou à Índia em 2003, na época em sua nona geração, passando para a 10ª geração em 2008 e para a 11ª em 2014. A sua 12ª geração – a atual aqui no Brasil – estreou globalmente em 2018 e estava prevista para chegar ao mercado indiano em 2020. Os planos, porém, foram cancelados pela baixa procura por sedãs no país. Lá, os “queridinhos” são os SUVs, com destaque para o Jeep Compass.

Para aumentar as vendas, a ideia da Toyota era, inclusive, oferecer o Corolla Altis na Índia com o logotipo da Suzuki – vendida pela marca Maruti Suzuki. Agora com a descontinuidade do modelo original, esse plano também saiu de discussão.

Share This