Empresa criada após a fusão entre PSA e FCA terá ‘sinergia’ entre veículos das 14 marcas do grupo
A Stellantis, fabricante recém-criada após a fusão entre FCA e PSA, terá 10 lançamentos eletrificados até o final de 2021. O anúncio foi feito pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em coletiva de imprensa virtual para anunciar os planos da nova empresa.
O foco em veículos eletrificados (híbridos-leves, híbridos puros, híbridos plug-in e 100% elétricos) faz parte do plano estratégico de longo prazo da Stellantis, que prevê a neutralidade de carbono em produtos e processos produtivos. Os 10 novos modelos eletrificados se juntarão aos atuais 29 carros com algum tipo de eletrificação disponíveis no portfólio da fabricante, que, assim, terá 39 modelos híbridos ou elétricos até o fim deste ano.
“Os carros elétricos representarão mais de um terço das vendas de veículos na Europa no futuro próximo”, afirmou Tavares. Para além de 2021, a Stellantis anunciou que todos os veículos globais lançados até 2025 terão ao menos uma versão eletrificada.
Outra aposta da empresa será na ampliação da conectividade dos veículos, com foco em tecnologias autônomas. “Até 2030, as vendas de veículos compatíveis com a internet 5G alcançarão 16 milhões na Europa, Estados Unidos e China”, projetou o CEO.
Custos mais altos e ‘sinergia’
O foco no desenvolvimento de novas tecnologias terá um preço a ser pago, de acordo com Tavares. “Medidas governamentais e investimentos em inovação poderão elevar o custo de veículos entre 20% e 40% em 10 anos”, alertou o executivo-chefe.
Para conter custos de desenvolvimento e pesquisa em eletrificados, a empresa irá apostar no compartilhamento de plataformas, motores e sistemas para os veículos das 14 marcas do grupo. Antes da fusão, já era esperada a utilização da plataforma CMP (da extinta PSA) em futuros compactos da Fiat. “O efeito de escala vai nos ajudar a limitar os custos de investimento em pesquisa e desenvolvimento”, afirma Tavares.
A chamada “sinergia” entre marcas resultará em economia anual de € 5 bilhões para o caixa da Stellantis. Segundo a empresa, esta projeção não prevê o fechamento de nenhuma fábrica nos mais de 30 países em que possui instalações industriais. Ao todo, a Stellantis (com sede fiscal em Amsterdã, capital dos Países Baixos) atua em 130 mercados e possui mais de 400 mil funcionários. No Brasil, o grupo conta com fábricas em Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ).
Fotos: Divulgação
danilo delfino de moraes: A questão de resíduos de carros elétricos gerará uma demanda por matrizes energéticas pra carros e,assim, caminhará a humanidade.
O preocupante é ninguém falar nada sobre as baterias, durabilidade, reciclagem, destinação de resíduos, coisas que são muito mais poluentes que os combustíveis fósseis. Esperemos os próximos capítulos dessa empreitada da humanidade.