A Volvo Cars e o Uber irão produzir automóveis 100% autônomos. As empresas firmaram um acordo de engenharia em 2016 e, desde então, desenvolveram protótipos destinados a impulsionar o desenvolvimento de carros 100% autônomos.

A fabricante sueca de automóveis desenvolveu o Volvo XC90 como o primeiro modelo de produção que, em combinação com o sistema autônomo do Uber, é capaz de dirigir sozinho. O SUV é equipado com recursos de segurança da Volvo Cars os quais permitem que o Uber instale seu próprio sistema direção autônoma para compartilhamento de caronas, sem a necessidade de funcionários especialmente treinados pela empresa para operar e supervisionar o carro em áreas designadas e adequadas para essa condução.

As características mais importantes dos veículos produzidos pela Volvo incluem sistemas de backup para as funções de direção e frenagem, bem como a energia reserva para a bateria. Se algum dos sistemas primários falhar por algum motivo, os de backup são projetados para agir imediatamente e parar o veículo.

A Volvo planeja usar um conceito similar de veículo com tecnologia de condução sem motorista para a introdução em seus futuros carros autônomos no início dos anos 2020. Essas tecnologias, a serem introduzidas na próxima geração de modelos Volvo baseados na plataforma modular SPA2, incluirão recursos projetados para permitir o direcionamento autônomo sem supervisão em áreas claramente designadas, como rodovias e estradas circulares.

Share This