A Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciam o primeiro acordo de aliança global entre as marcas. O CEO da VW, Dr. Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett, confirmaram hoje que as empresas pretendem desenvolver vans comerciais e picapes médias para o mercado mundial a partir de 2022. Enquanto a Ford deverá projetar e construir vans comerciais maiores para os consumidores europeus, a Volkswagen vai desenvolver e construir uma van urbana, segmento de mercado que a empresa deixou de atuar no Brasil com o fim da produção da Kombi.
Além disso, também foi assinado um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos. A fabricantes afirmaram estar abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. Suas equipes devem trabalhar nos detalhes da parceria nos próximos meses.
“Ao longo do tempo, essa aliança vai ajudar ambas as empresas a criar valor e atender as necessidades de nossos clientes e da sociedade”, disse Hackett. “Ela vai não só trazer eficiências importantes e ajudar ambas as companhias a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade.”
A parceria, que não envolve a troca de ações entre as duas empresas, será dirigida por um comitê conjunto a ser liderado por Hackett e Diess e incluirá executivos sênior de ambas as empresas.
Não é a volta da Autolatina
Esta aliança entre Ford e Volkswagen não é uma parceria inédita para os brasileiros e argentinos. No final da década de 1980 e início de 1990, as empresas formaram a joint-venture Autolatina no Brasil e Argentina, onde a Volkswagen tinha maior porcentagem das ações. A colaboração envolveu não só os automóveis de passeio, mas também os comerciais como os caminhões.
O compartilhamento de plataformas e motores entre as duas fabricantes gerou os Ford Royale e Versalles (feitos na base do VW Santana) e VW Apollo (Ford Verona), Logus e Pointer (Ford Escort de segunda geração).
Se a ranger sair com o câmbio da amarok com certeza vai ser a melhor camioneta sem dúvida.
Que preferencialmente haja o fabrico de vans com tração 4×4 para o mercado brasileiro. Para o nosso trabalho do dia a dia aqui na empresa, uma fabricamos, uma importamos, outra montamos e adaptamos a tração, etc, etc.
Precisamos de vans 4×4 no Brasil. Favor, conversar com os nossos governantes para alteração da lei sobre esse assunto.
Ótima matéria
Esta união, denominada à época de AUTOLATINA, já não deu certo aqui no seculo passado, década de 90…laNçaram umas bombas que não foram bem no mercado…Verona com câmbio argentino, carroceria Ford e motor Volks, Escort com motor Volks, Gol com motor Ford…depois dissolveram a sociedade e cada um tratou de se afundar cada vez mais no mercado, com produtos bem inferiores aos dos novos fabricantes ” nacionais”, leia-se Honda e Toyota. Novamente um abraço de afogados com fim totalmente previsível…