A Ford confirmou, na tarde desta terça-feira (19), os rumores de interrupção das atividades da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), responsável pela produção do Fiesta e de caminhões das linhas Cargo, F-4000 e F-350. A medida, segundo comunicado da empresa, faz parte do plano de reestruturação global da companhia, com foco no desenvolvimento de SUVs e picapes. Desta forma, a Ford deixará de atuar no segmento de caminhões em toda a América do Sul.
O informe distribuído à imprensa confirma que as operações na planta paulista serão encerradas “ao longo de 2019” e que isso representará redução de 20% nos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a região da América Latina. Com a exclusão de Fiesta e Focus do portfólio brasileiro já confirmadas pela marca, a gama será composta apenas por Ka, Ka Sedan, EcoSport, Ranger, Fusion, Edge e Mustang.
Fiesta
A atual geração do Fiesta (a sexta a nível global) estreou no Brasil em 2010, via importação do México e exclusivamente na carroceria sedã. No ano seguinte, o hatch também passou a ser trazido do mesmo país. A produção em São Bernardo do Campo começou em 2013 e trouxe o primeiro facelift. À época, o modelo adotou equipamentos até então raros no segmento, como sete airbags e controles de estabilidade e tração. A segunda remodelação desta geração do hatch aconteceu no final de 2017.
Até a publicação desta nota, o Fiesta hatch continua disponível no site da fabricante nos acabamentos SE (R$ 52.690), SE Style (R$ 56.590) e SEL 1.6 (R$ 58.090). Todas elas trazem motor Sigma 1.6 flex de 128 cv e câmbio manual de cinco marchas. As opções com motor EcoBoost 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem e seis marchas (Powershift) haviam sido descontinuadas recentemente.
Futuro da Ford no Brasil
A aliança global com a Volkswagen para desenvolvimento de veículos comerciais tem peso estratégico na mudança do tipo de operação na região. Segundo a Ford, já está confirmado o desenvolvimento de picapes de médio porte em conjunto com a fabricante alemã. A primeira dupla deverá ser formada pelas novas gerações de Ranger e Amarok (ambas com produção na Argentina), que compartilharão plataforma e motores, assim como acontece com a atual Nissan Frontier, Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X.
Outro possível desenvolvimento conjunto é de uma picape de porte médio-compacto nos moldes de Fiat Toro e Renault Duster Oroch. A solução da Ford seria baseada na futura Volkswagen Tarok, apresentada como conceito no Salão de São Paulo de 2018 e prevista para estrear nas concessionárias brasileiras em 2020.
Fotos | Renan Senra e Divulgação
A Ford deveria levar a linha do Fiesta para a Bahia e utilizar toda a Gama de motores e câmbios disponíveis.
Isso não tem nada a ver com política, é uma posição global. A Ford já anunciou que só vai fabricar SUVs Picapes e o Mustang, todos os outros veículos da fabricante vão ser descontinuados no mundo inteiro até 2020.
Pare de misturar as coisas!
Essa decisão da Ford é consequência natural de sua péssima gestão, de sua incapacidade de fazer uma leitura do mercado. A crise aqui, no segundo mandato da Dilma afetou todas as montadoras, mas não foi a crise que obrigou a montadora a continuar produzindo o Fiesta com o problemático câmbio powershift, nem o Focus com aquele irritante botão no câmbio, espaço apertado no banco traseiro e o menor porta-malas da categoria. A Ford deixa claro que é uma montadora sem nenhuma ambição em nosso mercado tupiniquim, inclusive quanto à construção de uma imagem de marca. Os frutos disso ela está colhendo agora.
Nooossaaa!!! Fim do FIESTA e do FOCUS! Que a população voltasse a andar de charrete, mas que os quase 3 mil pais de famílias não perdessem seu emprego. A população confiou no Bolsonaro espero que ele tome uma atitude visando os 3 mil funcionários direto…fora os funcionários dos prestadores de serviços dos fornecedores de peças, do mercadinho perto de casa…
Lamentável essa decisão da Ford, dois carros com custo benefício excelente, visual arrojado e de muito boa qualidade. Já tive um Focus, atualmente tenho um New Fiesta Sedan automático Titanium. É de se lamentar tal decisão.
e quem tem um Ford Fiesta que se lasque……