Modelos envolvidos têm produção entre 1994 e 2008

A BMW do Brasil convoca seus clientes a realizarem recall de modelos das Séries 3, 5, 6, 7, Z4, X3 e X5 por possíveis defeitos nos itens: amortecedor, sistema de freio, modulo geral, sistema de combustível, rodas, pedais, unidade eletrônica digital do motor, transmissão, filtro de óleo, cintos de segurança, transmissão e sistema de ignição.

Os veículos leves, que envolvem os modelos das Séries 3, 5, 6, 7 e O roadster Z4, foram fabricados entre 1994 e 2006, enquanto os SUVs X3 e X5, foram produzidas de 1999 a 2008.

Os proprietários dos veículos afetados devem entrar em contato com um concessionário autorizado BMW para agendar a verificação e/ou reparo dos componentes afetados. No caso de troca do item, que deve durar por volta de 2 horas, a manutenção é realizada gratuitamente.

Confira a tabela de modelos e chassis com os possíveis defeito e riscos:

BMW Série 3

Modelo: 320i (E46)

Chassis afetados: CG51027

Período de fabricação: 2001

Reparo: Substituição dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros

Risco: Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento do rolamento dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros

Modelo: 323i (E46)

Chassis afetados: De FM82805a FM83097

Período de fabricação: 1999 

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio

Risco: Mau funcionamento das luzes de freio

Modelo: 323Ci Coupé (E46)

Chassis afetados: JH67072 e JH67275

Período de fabricação: 1999

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio

Risco: Mau funcionamento das luzes de freio

Modelo: 328i (E46)

Chassis afetados: De EH74749 a EH75134

Período de fabricação: 1999

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio

Risco: Mau funcionamento das luzes de freio

Modelo: 330i (E46)

Chassis afetados: De JT46374 a PE00349

Período de fabricação: Entre 2000 e 2001

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição das rodas/Substituição dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros

Risco: Perda do controle da direção do veículo devido à perda de ar repentina do pneu/Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento do rolamento dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros

BMW Série 5

Modelo: 530i (E34)

Chassis afetados: GE63124

Período de fabricação: 1994

Reparo: Substituição do módulo geral por uma versão atualizada

Risco: Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo

Modelo: 530i Touring (E34)

Chassis afetados: De GF66646 a GF66653

Período de fabricação: 1994

Reparo: Substituição do módulo geral por uma versão atualizada

Risco: Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo

Modelo: 530i Touring (E34)

Chassis afetados: De GF66646 a GF66653

Período de fabricação: 1994

Reparo: Substituição do módulo geral por uma versão atualizada

Risco: Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo

Modelo: 540i (E34)

Chassis afetados: De GF06511 a GF07073

Período de fabricação: 1994

Reparo: Substituição do módulo geral por uma versão atualizada

Risco: Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo

Modelo: 540i Touring (E34)

Chassis afetados: GK00788

Período de fabricação: 1994

Reparo: Substituição do módulo geral por uma versão atualizada

Risco: Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo

Modelo: 530i (E60)

Chassis afetados: CM04409 e CM05094

Período de fabricação: 2006

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros

Risco: Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros

Modelo: 540i (E39)

Chassis afetados: GG87451 e GG87738

Período de fabricação: 1999

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio

Risco: Mau funcionamento das luzes de freio

Modelo: 545i (E60)

Chassis afetados: De B077776 a B079527

Período de fabricação: Entre 2003 e 2004

Reparo: Instalação de um anel de retenção no acoplamento rápido da linha de combustível

Risco: Vazamento de combustível em caso de colisão frontal severa

Modelo: 550i (E60)

Chassis afetados: CN20942

Período de fabricação: 2006

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros

Risco: Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros

BMW Série 6

Modelo: 645Ci Coupé (E63)

Chassis afetados: B200676

Período de fabricação: 2004

Reparo: Instalação de um anel de retenção no acoplamento rápido da linha de combustível

Risco: Vazamento de combustível em caso de colisão frontal severa

BMW Série 7

Modelo: 750i (E38)

Chassis afetados: De DG21519 a DG21760

Período de fabricação: 1995

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição do eixo de roda traseiro

Risco: Perda do controle da direção do veículo por quebra no cubo de roda traseiro direito

BMW Série 7

Modelo: 750i (E38)

Chassis afetados: De DG21519 a DG21760

Período de fabricação: 1995

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição do eixo de roda traseiro

Risco: Perda do controle da direção do veículo por quebra no cubo de roda traseiro direito

Modelo: 750Li (E38)

Chassis afetados: De DH36768 a DH36904

Período de fabricação: 1995

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição do eixo de roda traseiro

Risco: Perda do controle da direção do veículo por quebra no cubo de roda traseiro direito

Modelo: 750i (E65)

Chassis afetados: DH77822

Período de fabricação: 2006

Reparo: Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros

Risco: Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros

BMW Z4

Modelo: Z4 3.0i Roadster (E85)

Chassis afetados: De LS61138 a LS62769

Período de fabricação: 2003

Reparo: Verificação e, se necessário, instalação de uma resistência na bomba de combustível

Risco: O motor parar de funcionar durante o uso, sendo possível religá-lo apenas após 20 minutos, aproximadamente

BMW X3

Modelo: X3 2.0d (E83)

Chassis afetados: WJ55333

Período de fabricação: 2008

Reparo: Substituição do dispositivo de aquecimento do filtro de combustível

Risco: Descarga precoce da bateria e possível incêndio por curto circuito

BMW X5

Modelo: X5 3.0i (E53)

Chassis afetados: De LM21026 a LM25098

Período de fabricação: De 2000 a 2001

Reparo: Verificação da folga do pedal do freio e, se necessário, substituição do suporte do pedal

Risco: Impossibilidade de acionamento do freio pelo respectivo pedal

Modelo: X5 4.4i (E53)

Chassis afetados: De LG92213 a LU53241

Período de fabricação: De 1999 a 2004

Reparo: Substituição da DME (Unidade Eletrônica Digital do Motor) e programação das unidades de comando/Verificação do torque aplicado nos parafusos de fixação do diferencial dianteiro, suporte de rolamento do semieixo direito e suporte do motor/Verificação e, se necessário, substituição do interruptor de posição da transmissão/Verificação da distância entre a tubulação de freio e da coluna de direção e, se necessário, correção/Montagem de um espaçador de borracha entre as tubulações do filtro de óleo e de freio/Verificação da folga do pedal do freio e, se necessário, substituição do suporte do pedal/Verificação da data de fabricação dos cintos de segurança dianteiros, e se necessário, substituí-los.

Risco: O motor pode para de funcionar durante o uso/Ruídos indesejáveis e perda de tração durante o uso/Impossibilidade do aumento de marchas (possível apenas redução)/Falha no funcionamento do sistema de freios devido à vazamento/Impossibilidade de acionamento do freio pelo respectivo pedal/Atuação restritiva ineficiente dos cintos de segurança dianteiros. 

Modelo: X5 4.8is (E53)

Chassis afetados: De LD79267 e LD79268

Período de fabricação: De 2005

Reparo: Substituição da placa guia do bloqueio de estacionamento da transmissão

Risco: O veículo pode mover-se mesmo com a alavanca da transmissão em P

Modelo: X5 xDrive48i (E70)

Chassis afetados: De LY64447 a LY87899

Período de fabricação: De 2006 a 2007

Reparo: Instalação de cabos de massa (fio terra) entre a tubulação de combustível e a bobina de ignição/Verificação e, se necessário, substituição da tampa do reservatório de expansão do fluído de freio

Risco: O motor pode parar de funcionar durante o uso/Falha na detecção de perda de fluido de freio, podendo ocasionar falha no funcionamento do sistema de freios

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