Projetado para família, Audi RS 4 Avant mostra que é possível se divertir, mesmo no amplo espaço de Station Wagon

Se a família cresceu e você faz questão de passar os melhores momentos juntos, mas não abre mão de dirigir e apreciar um veí­culo com uma tocada mais esportiva, a Au­di trouxe no início do ano a quarta geração da perua RS 4 Avant, um dos esportivos mais em­blemáticos da marca.

Desde 1994 quando a Audi com a ajuda da Porsche criou a RS 2 Avant, a linhagem de perua esportiva da marca fez e ainda faz a felicidade das famílias que não abrem mão mão de um esportivo espaçoso. Um exemplo é o ex-piloto de Formula 1, Rubens Barrichello, ca­sado há 22 anos com a Silvana Barrichello, pai de dois filhos Eduardo e Fernando, ele é proprietário de uma perua Audi RS 6 Avant.

Antes de falarmos da cereja do bolo, vamos começar pelos detalhes. Preparada para acomo­dar todos os ocupantes com total conforto, a pe­rua está com mais espaço interno em sua nova geração. Com uma distância de entre-eixos maior de (2.826 mm) e largura de (1.866 mm), propor­ciona maior conforto para os cinco ocupantes tanto na parte das pernas quanto nas dos ombros, sem menosprezar o espaço das bagagens, que é de 505 litros e pode chegar a um volume de até 1.510 litros com os encostos dos bancos rebatidos. Tu­do isso sendo feito pela tampa do porta-malas que possui o sistema mãos-livres, em que é possível eletricamente abrir e fechar o compartimento com a chave do veículo no bolso, apenas com a movi­mentação lateral do pé sob o para-choque, dispen­sando a necessidade do uso das mãos que podem estar ocupadas com algum objeto a ser guardado.

Na parte externa a RS 4 Avant tem enormes entradas de ar no para-choque dianteiro destina­das aos freios e ao radiador, destacam uma bela grade com malha colmeia típica dos modelos RS. As caixas de rodas foram alargadas em 30 mm para poderem acomodar as enormes rodas de liga de alumínio aro 20 polegadas, e na traseria a saída de escapamento dupla de seção oval e o defletor mantêm a tradição na linha RS. Em seu interior, o volante tem base plana e bancos dian­teiros tipo concha e gráficos exclusivos destacam ainda mais o aspecto esportivo. Além do visual ousado, a perua não deixa de lado a sofistificação e conforto. Ela já vem equipada com um sistema de som Bang & Olufsen com 19 alto-falantes e ar­condicionado de três zonas. Toda essa diversão sai por R$ 546.990, porém se você quer mais co­modidade e segurança para aqueles dias que não está a fim de sentir muita adrenalina, vale investir mais R$ 14 mil no opcional semiautônomo, o Audi Assistance Tour.

Na pista

Equipada com o novo motor V6 2.9 TFSI bitur­bo com 450 cv de potência entre 5.700 a 6.700 rpm e torque máximo de 61,1 kgfm de 1.900 a 5.000 rpm, acoplado a um câmbio automático epicíclico de oito marchas. Toda a força chega às rodas pela tração integral permanente quattro que divide 60% do torque para o eixo traseiro e 40%, para o eixo dianteiro. A suspensão esportiva, 7 mm mais baixa do que a A4 Avant faz a perua grudar no chão tanto nas curvas quanto nas retas. E por falar em reta, vamos ao momento mais es­perado, que é a cereja do bolo. Levamos a perua até o Campo de Provas da ZF em Limeira (SP), onde são feitos todos os testes de desempenho dos veículos testados pela Revista CARRO, para comprovar, na prática, tudo que falamos de belo desse modelo até agora.

Durante o trajeto de São Paulo até Limeira, fo­ram 150 km em modo Comfort, controle de cru­zeiro ativado a 100 km/h, oitava marcha e motor a 1.600 rpm. Total serenidade que fez com que fosse obtida a média de 10,6 km/l de consumo de com­bustível. Mas essa tranquilidade só durou até entrar na pista de testes: posicionada na grande reta, mo­do Dynamic selecionado, câmbio na posição sport, controle de estabilidade e tração desligados, foi dada a largada! Rapidamente, a perua atingiu 100 km/h, levando só 3s84. Em 1.000 metros a perua de familia já estava a mais de 240 km/h. Impressio­nante para um veículo de 4.781 mm de comprimen­to e 1.715 kg de peso.

Mas tudo que acelera precisa parar. Os freios da RS 4 Avant precisaram de apenas 32,6 metros para detê-la completamente vindo a 100 km/h. Não está satisfeito? A Audi RS 4 conta, como opcional, os freios de cerâmica que podem reduzir ainda mais o espaço de frenagem, porém se prepare: o valor acrescido na conta é de R$ 45.000. Mas como tu­do que é bom dura pouco, na volta para São Paulo estou eu novamente à velocidade cruzeiro de 100 km/h – como a patroa aconselha.

Veja a tabela de teste com os números de pista do Audi RS 4 Avant: 

 

Share This