Há 25 anos a Audi lançou o primeiro modelo RS. Em 1994 a fabricante alemã mostrou o Audi RS 2 Avant, ele foi o pioneiro de uma família com 25 modelos produzidos até hoje. Para celebrar o marco, desde 12 de julho de 2019 uma exibição foi aberta no Audi Fórum em Neckarsulm, na Alemanha.

A empresa comenta que além dos modelos familiares de produção, são apresentados no total 14 raridades RS. Entre elas também está a versão de competição do Audi TT RS de 2011 que foi desenvolvida para a pista de Nürburgring, o veículo RS 5 de turismo da categoria DTM que foi vencedor na temporada de 2013, além de um protótipo do Audi RS 8 que não entrou em produção. A exposição apresenta também o RS 4 Sedan que recebeu uma pintura do artista pop brasileiro Romero Britto.

Do pioneiro RS 2 Avant ao único RS 4 Cabriolet

Com o primogênito Audi RS 2 Avant de quatro válvulas e cinco cilindros, a empresa se estabeleceu no segmento das station wagon, conhecidas no Brasil como peruas. Já em 1999, o Audi RS 4 Avant baseado no S4 da época, tinha debaixo do capô um motor V6 com 2.7 litros de cilindrada, cinco válvulas por cilindro e biturbo.

A segunda geração do RS 4 foi apesentada em 2005, com um motor V8 de 420 cv. O modelo foi a primeiro em que a Audi usou na combinação de injeção direta de gasolina um conceito de altas rotações.

Com a tecnologia FSI no R8, a empresa alemã comenta que pode desfrutar do sucesso em Le Mans. Em 2007 esse motor também foi usado na primeira geração do Audi R8. A suspensão ofereceu tração permanente quattro nas quatro rodas, além do sistema de amortecedores Dynamic Ride Control (Controle Dinâmico na Rodagem), que foi usado pela primeira vez em 2002 no RS 6. A Audi ainda destaca que o primeiro e até hoje único RS 4 Cabriolet proporcionava o prazer de dirigir um conversível com motor V8 aspirado.

A família Audi RS em ordem cronológica:

  • Audi RS 2 Avant (1994): 2.2 litros turbo cinco cilindros, 326 cv
  • Audi RS 4 Avant (2000): 2.7 litros biturbo, 380 cv
  • Audi RS 6 Sedan e RS 6 Avant (2002): 4.2 litros V8 biturbo, 450 cv; a partir de 2004 – RS 6 plus, 480 cv, limitado a 999 veículos
  • Audi RS 4 Sedan (2005), RS 4 Avant (2006), RS 4 Cabriolet (2006): 4.2 litros V8, 420 cv
  • Audi RS 6 Sedan e RS 6 Avant (2008): 5.0 litros V10 biturbo, 580 cv; a partir de 2010 – RS 6 plus com velocidade máxima ajustada a 303 km/h
  • Audi TT RS Coupé e TT RS Roadster (2009): 2.5 litros cinco cilindros, 340 cv; a partir de 2012, há também a versão com 360 cv
  • Audi RS 5 Coupé (2010) e RS 5 Cabriolet (2012): 4.2 litros V8, 450 cv
  • Audi RS 3 Sportback (2011): 2.5 litros cinco cilindros, 340 cv
  • Audi RS 4 Avant (2012): 4.2 litros V8, 450 cv
  • Audi RS Q3 (2013): 2.5 litros cinco cilindros, 310 cv; a partir de 2014, 340 cv; a partir de 2016, versão Performance com 367 cv
  • Audi RS 6 Avant (2013): 4.0 litros V8 biturbo, 560 cv; a partir de 2015, versão Performance com 605 cv
  • Audi RS 7 Sportback (2013): 4.0 litros V8 biturbo, 560 cv; a partir de 2015, versão Performance com 605 cv
  • Audi RS 3 Sportback (2015): 2.5 litros cinco cilindros, 367 cv
  • Audi TT RS Coupé e TT RS Roadster (2016): 2.5 litros cinco cilindros, 400 cv
  • Audi RS 3 Sedan (2017): 2.5 litros cinco cilindros, 400 cv
  • Audi RS 5 Coupé (2017): 2.9 litros V6 biturbo, 450 cv
  • Audi RS 4 Avant (2017): 2.9 litros V6 biturbo, 450 cv
  • Audi RS 5 Sportback (2018): 2.9 litros V6 biturbo, 450 cv
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