A Renault vai fabricar no Brasil o crossover Captur, lançado na Europa há dois anos. A plataforma do modelo não será a mesma: se nos mercados maduros ele compartilha a moderna base do Clio IV, por aqui vai de Dacia mesmo.

Ou seja: o Captur nacional será primo da gama Sandero/Duster, construída sobre a plataforma da subsidiária romena da Renault.

Renault Captur: no Brasil, vai enfrentar Honda HR-V e Peugeot 2008
A informação surgiu no site Autoblog da Argentina — país que também receberá o crossover — e foi confirmada por CARRO ONLINE nesta quarta-feira (21) com um informante confiável da fábrica de São José dos Pinhais (PR).

MAIS SOBRE SUVs E CROSSOVERS
Escolha o seu entre os dez campeões de vendas no Brasil

A produção do Captur nacional deve começar até o final deste ano — pelo menos de unidades de teste. Logo devem surgir carros camuflados circulando pelos arredores de Curitiba (PR).

Com o Captur, a Renault tentará cativar um público mais “sofisticado” que o do Duster, e que no momento tem como opções no mercado brasileiro modelos como Honda HR-V e Peugeot 2008.

Duster ficará focado em rivais como EcoSport e Renegade
Não são SUVs, embora hoje sejam colocados na mesma prateleira em que estão Jeep Renegade, Ford EcoSport e o próprio Duster. Na verdade, são carros 100% urbanos (nenhum deles oferece tração integral, por exemplo).

A Renault europeia define o Captur como monospace, ou seja, monovolume.

O Captur francês mede 4,12 metros, menos que o Duster (4,33 metros). Na matriz, usa motores como o tricilíndrico 0.9 a gasolina de 90 cv e o 1.2 a gasolina de 120 cv, além de um diesel de 1,5 litro e 90 cv.

No Brasil, a Renault deve seguir trabalhando com motores 1.6 e 2.0, e por isso fica a dúvida sobre como posicionará o futuro crossover: abaixo do Duster em tamanho, empatado em trem-de-força e acima em conteúdo? E o preço?

Vale notar que já estão comprados e bloqueados os domínios de internet (URLs) www.captur.com.br e www.renaultcaptur.com.br, bem como os equivalentes argentinos. O crossover franco-romeno está mesmo a caminho…

Share This