Pouco tempo após anunciar a restauração completa de um dos primeiros Land Rover fabricados, a empresa britância continua celebrando sua história de 70 anos com o anúncio de lançamento de uma edição limitada de seu mais emblemático veículo: o Defender.

Batizado como Defender Works V8, a série será limitada a apenas 150 unidades e homenageará os primeiros motores de alta potência que equiparam tanto o Land Rover Série III Stage 1 de 1979, quanto os Defender subsequentes, incluindo a edição comemorativa ao 50º aniversário do modelo, cujas unidades são altamente procuradas por entusiastas e colecionadores até os dias atuais.

O Defender Works V8, no entanto, será o Defender mais rápido já produzido, mas também seu conjunto mecânico diz muita coisa: motor V8 de 5.0 litros a gasolina, que desenvolve 405 cv de potência e 52,52 kgfm de torque, números muito maiores que os antigos modelos que utilizavam motor diesel de 122 cv e 36,71 kgfm. Na edição limitada, o sistema de transmissão é um ZF de oito marchas com modo esportivo, fato que colabora para o desempenho ‘fora de série’, já que o jipão é capaz de cumprir os 0-100 km/h em apenas 5s8, com máxima limitada eletronicamente em 170 km/h.   

Tim Hannig, diretor da Jaguar Land Rover Classic, disse:  “É justo que possamos aproveitar todo o potencial do icônico Defender, cuja imagem muito amada, permanece como um sinônimo da marca Land Rover, 70 anos depois de ter sido apresentado ao público pela primeira vez”.

“A ideia de reintroduzir um Defender V8 é algo que discutíamos desde 2014, quando ainda estávamos construindo o Defender em Solihull. Sabíamos que haveria demanda para um Defender mais potente e mais rápido. A autenticidade da Land Rover é o toque final para os clientes mais exigentes que compram as edições de colecionadores do Defender”, complementa o executivo.

A série especial Defender V8 Works foi criada sob a base das versões 90 e 110 construídos entre 2012 e 2016 e que estavam com, no máximo, 20 mil milhas rodadas. Todos os veículos foram escolhidos ‘à dedo’ pela Land Rover. Todos receberam o novo conjunto de motor e transmissão, novo sistema de freios mais adequados para a alta potência, rodas de aro 18 com liga de diamante e pneus all-terrain 265/65 R18.

Esteticamente, o Defender V8 Works será vendido oito cores exteriores padrão, incluindo duas com acabamentos de cetim. Em contraste, o teto, os aros da roda e a grade dianteira são em preto Santorini. O acabamento das maçanetas, tampa do combustível e letras do capô serão feitos em alumínio usinado.

Quem adentrar ao novo habitáculo, dificilmente se lembrará que está à bordo de um Defender, pois o V8 Works eleva o padrão de acabamento drasticamente, com revestimento total em couro Windsor – no painel de instrumentos, nas portas e nos bancos esportivos em formato de concha, além de um novo sistema de entretenimento projetado pela Land Rover Classic.

Share This