O parabrisa pode parecer um item pouco importante do seu carro, porém, segundo estudo da Carglass, ele corresponde a 30% da estrutura total do carro. “Por esse motivo uma instalação precária pode colocar as vidas dos passageiros em risco no caso de colisão”, destaca Marcos Canteri, supervisor técnico da Carglass. O parabrisa é um dos poucos itens do carro que beneficiam o condutor tanto na segurança passiva quanto na ativa.
Na segurança ativa ele ajuda quando possibilita uma boa visibilidade para o motorista. E, na segurança passiva, quando há um acidente, evitando que objetos projetados do exterior afetem o motorista e os passageiros. “Uma instalação ou troca de parabrisa deve obedecer a rigorosos padrões, que incluem a utilização de luvas nitrílicas, adesivos, vidros homologados e treinamento dos profissionais”, diz o especialista.
A rigidez do parabrisa permite que haja uma distribuição da força do impacto pela estrutura da carroceria. Em cerca de 80% dos casos, a quebra do parabrisa é decorrente de pedras projetadas quando se dirige na estrada, afirma Canteri. Quedas de árvores (ou galhos) e vandalismo aparecem em segundo lugar. “Uma operação de reparo de um parabrisa leva em torno de 30 minutos. Implica no preenchimento da trinca com uma resina especial, o que garante que o parabrisa tenha sua integridade estrutural totalmente resgatada, voltando a atender às mais exigentes normas internacionais de segurança automotiva”, ressalta Canteri.