O óleo usado e contaminado deve ser recolhido e tratado

O óleo lubrificante usado e contaminado (ou “OLUC”) é um dos maiores fatores de contaminação de água doce do mundo. E você sabe para onde é encaminhado o óleo que foi utilizado no motor do seu carro?

O óleo é necessário para a conservação e bom funcionamento do veículo. Depois de utilizado no automóvel, o óleo pode servir para lubrificar equipamentos, como combustível ou é simplesmente descartado irregularmente, contaminando o solo e os lençóis freáticos.

Para se ter uma noção, apenas 1 litro de oluc pode contamiar mais de 1 milhão de litros de água, o que representa o esgoto doméstico de mais de 40.000 habitantes. Segundo o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), o único caminho correto para o OLUC é o rerrefino, um processo que descontamina o óleo transformando-o em um produto com características próximas ao primeiro refino. 

“O rerrefino resolve o problema da contaminação do meio ambiente, permite economizar os recursos naturais do Brasil e ainda transformar resíduo perigoso em um produto nobre. Nossa missão na Lubrificantes Fenix é conscientizar a população para os prejuízos ambientes que o OLUC traz ao nosso planeta e garantir a destinação correta desse e de outros materiais transformando-os em produtos sustentáveis e economizando recursos naturais”, comenta Rodrigo Domene Diretor Industrial da Lubrificantes Fenix.

A Lubrificantes Fenix é uma empresa que possui unidades de tratamento de efluentes industriais e coleta o OLUC, preservando, assim, o meio ambiente. Cabe ao motorista verificar, no momento de trocar o óleo, se a sua oficina de confiança dá destinação correta ao OLUC. Dessa forma, poderá haver maior contribuição para preservação da água doce no planeta, que corresponde a 0,8% do total de água na Terra.

Share This