Você sabe o que deve fazer para organizar o porta-malas antes de pegar a estrada? Confira algumas dicas importantes para não deixar nada para trás

Chegou a hora de organizar a viagem das férias da família. Escolher o destino, fazer reserva de hotel, planejar a melhor rota, as paradas… Tudo isso é essencial, mas há um item importante na lista de tarefas e que dá muito trabalho. É a arrumação do porta-malas do carro. Veja algumas dicas.

Vai caber tudo?
Antes de sair colocando tudo no compartimento, confira o tamanho dele. Não adianta fazer várias malas se o bagageiro só consegue acomodar duas ou três. Nesse caso, vale o bom senso de reduzir o nível de bagagens. Nem pense em tirar itens obrigatórios e de segurança, como estepe, triângulo ou caixa de ferramentas.   

Alças, um problema dos sedãs
Se o carro é um sedã, observe se o espaço das alças da tampa do porta-malas não está obstruído por bagagens. Assim, na hora de fechar a tampa, as alças podem danificar os objetos ali colocados. São poucos os modelos com alças pantográficas, que não roubam espaço do compartimento.

Quebra-cabeça
Se possível, escolha malas rígidas, pois oferecem uma base melhor para acomodar outros objetos. Organize-as para que as maiores ocupem a base do porta-malas e fiquem deitadas. Preencha o espaço restante com mochilas, sacolas e outras bolsas, que podem ser “moldadas” no espaço que sobrou. Deixe os cantos do compartimento livres para itens menores, como bolas e coolers. Fique de olho também no peso das bagagens. Isso pode interferir no desempenho e no consumo.

Visão limpa
Não coloque algum item que não coube no porta-malas na parte de cima do tampão. Essa atitude obstrui sua visão do retrovisor interno e causa problemas na hora de uma manobra com a ré engatada.

Bota pra dentro
Não coube tudo? É possível levar algumas coisas na cabine do veículo. Cobertores e travesseiros podem ser colocados, por exemplo, junto aos assentos do banco traseiro. Porém, o nicho para fechamento do cinto de segurança não deve ser obstruído em hipótese alguma.

Cuidado, frágil!
Se há objetos frágeis ou produtos perecíveis, dê preferência para transportá-los na cabine. Dessa forma, dá para evitar o transtorno de chegar ao destino e ver que algo se quebrou ou ficou danificado.

Share This