Toyota Cavalier

O americano Cavalier foi comercializado entre 1995 e 2000 como um legítimo produto da marca japonesa. Mas ficou longe de ser um sucesso de vendas…

 

A Nissan, que nos anos 1980 vendeu o VW Passat no Japão, não foi a única fabricante do país asiático a oferecer um produto de uma marca ocidental no arquipélago. Nos anos 1990, a Toyota comercializou por lá o Chevrolet Cavalier, um primo do Monza brasileiro.

Preocupada que o grande fluxo de exportação de carros feitos no Japão para os Estados Unidos pudesse resultar em barreiras comerciais, a Toyota propôs um acordo com a General Motors. Para fazer a sua parte e tentar trazer mais equilíbrio à balança comercial entre os dois países, iria permitir que os carros da GM fizessem o caminho inverso e fossem exportados para o Japão, onde seriam vendidos com a sua marca.

Toyota Cavalier

Um dos modelos escolhidos para a empreitada foi a terceira geração do Cavalier, que mesmo com a carroceria atualizada e as dimensões mais generosas (4,60 m de comprimento) compartilhava o mesmo projeto básico com o brasileiro Chevrolet Monza e do Opel Ascona de 3ª geração.

A Toyota exigiu algumas mudanças de acabamento para vender esses produtos com a sua marca. Tirando as pequenas diferenças estéticas (e o volante do lado direito), o Toyota Cavalier era praticamente idêntico ao Chevrolet de mesmo nome, sendo inclusive produzido na mesma fábrica, em Lordstown (EUA) e equipado com o mesmo motor 2.4 de 152 cv do carro americano, sempre combinado a um câmbio automático de quatro marchas.

Toyota Cavalier

Compacto nos Estados Unidos, era considerado um modelo grande para os padrões japoneses. Concorrendo na mesma faixa de modelos icônicos (e tradicionalíssimos) como o Nissan Skyline, era comercializado nas carrocerias sedã e cupê.

interior Toyota Cavalier

Mesmo como os esforços da Toyota para tornar o carro mais aceitável para os padrões japoneses, ele ficou bem longe de ser um sucesso de vendas. De acordo com a Toyota, a projeção inicial era vender 20 mil unidades do Cavalier por ano. Mas entre 1995 e 2000, período em que o modelo foi oferecido no Japão, foram emplacadas apenas 36.216 unidades.

Share This