Ford Ka+ SEL

Dúvida do leitor Fernando Carbone, 35 anos, Ribeirão Preto, SP: Estou surpreso com o novo Ka. Não imaginava que pudesse me interessar por ele, pois ainda estava com a imagem daquele hatch pequeno na cabeça. Agora, esta versão sedã me chamou a atenção. Quero um carro completo, mas esse preço está um pouco alto, não? Vale mesmo a pena?

Sugestão do leitor: Ford Ka+ SEL
Ano: 0 km
Preço: R$ 47.490
Avalição: Não é exagero colocar o Ford Ka+ como uma referência no segmento dos sedãs compactos. A disposição do motor 1.5 em baixas rotações é anmadora, e os itens de série, como controles de estabilidade e detração, são inéditos para a categoria. O prazer ao dirigir é outro aspecto elogiável. Apesar de algumas ressalvas quanto ao acabamento (com muitas rebarbas, deixando transparecer falta de capricho), o projeto moderno do Ka+ o deixa um patamar acima dos rivais. 
Pontos positivos: Desempenho do motor de 110 cv e equilíbrio entre conforto e estabilidade da suspensão são os destaques do sedã.
Pontos negativos: O acabamento peca demais em alguns detalhes, como rebarbas visíveis. Falta ajuste elétrico para os retrovisores laterais.
Destaque: Consumo médio do Ford Ka+ é de 9 km/l em percurso combinado de cidade e estrada.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, flex, 4 cilindros; Cilindrada 1.498 cm³; Potência 110 cv a 5.500 rpm; Torque 14,8 kgfm a 4.250 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,25 m/1,69 m/1,52 m/2,49 m; Peso 1.048 kg

Honda City EXL

Sugestão do CARRO ONLINE: Honda City EXL Aut.
Ano: 2011
Preço: R$ 45.625 (Fonte: Fipe)
Avaliação: O Honda City possui atributos que o colocam próximo ao nível dos sedãs médios. A começar pelo generoso espaço interno e porta-malas de mais de 500 l, que atende muito bem uma necessidade familiar. O motor 1.5 de 116 cv tem bom desempenho para a vida urbana, mas, na estrada, o câmbio automático desaponta um pouco nas retomadas. Nesta versão ele já vem completo, incluindo trio elétrico e piloto automático.
Pontos positivos: Vida a bordo. O acabamento é caprichado e a cabina tem boa funcionalidade. A manutenção tem preços acessíveis. 
Pontos negativos: O City é bem valorizado no mercado, o que deixa os preços um pouco mais elevados. Este modelo já está uma geração defasado da atual. 
Destaque: O consumo poderia ser um pouco melhor. Na cidade, faz 6,6 km/l com etanol.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.497 cm³; Potência 116 cv a 6.000 rpm; Torque 14,8 kgfm a 4.800; Câmbio automático, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,40 m/1,69 m/1,48 m/2,55 m; Peso: 1.192 kg

Renault Duster Dynamique

Sugestão do CARRO ONLINE: Renault Duster Dynamique Aut.
Ano: 2012
Preço: R$ 48.977 (Fonte: Fipe)
Avaliação: O Duster aparece como uma opção versátil, se existir a necessidade de um carro mais robusto para enfrentar terrenos acidentados. Ele atende os requisitos de conforto e espaço interno, mas o acabamento é sóbrio demais. O motor 2.0 é ruidoso, e seu desempenho fica comprometido pelo câmbio automático com trocas lentas de marcha. Na versão top de linha, a oferta de equipamentos de série é farta. É possível encontrar opções com GPS.
Pontos positivos: Espaço intenro e versatilidade são os destaques do Duster. A tração integral favorece as incursões fora de estrada.
Pontos negativos: O consumo do motor 2.0 é bastante elevado. Se não houver cuidado, a média com etanol, na estrada, pode não chegar sequer a 9 km/l.
Destaque: Devido ao propulsor maior, os custos de manutenção são um pouco mais altos.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.998 cm³; Potência 142 cv a 5.500 rpm; Torque 20,9 a 3.750 rpm; Câmbio automático, 4 marchas; Tração integral; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,31 m/1,82 m/1,70 m/2,67 m; Peso 1.276 kg

Chevrolet Spin LTZ

Sugestão do CARRO ONLINE: Chevrolet Spin LTZ Aut.
Ano: 2013
Preço: R$ 50.067 (Fonte: Fipe)
Avaliação: Apesar de ser uma minivan e ter a mesma distância entre-eixos do Cobalt, o espaço traseiro do Spin é um pouco limitado para três ocupantes. O acesso à terceira fileira de bancos também é incômodo. Falta capricho no acabamento. O motor 1.8 trabalha bem com o câmbio automático de seis marchas, com desempenho razoável para cidade e estrada. Vem bem completo de série, contando até com piloto automático. 
Pontos positivos: O Spin agrada no bolso do consumidor, com custos de manutenção bem acessíveis. A minivan também tem bom volume de vendas. 
Pontos negativos: O conforto é prejudicado pela qualidade dos bancos e pelo espaço interno mal aproveitado. O acabamento poderia transmitir mais qualidade. 
Destaque: O motor 1.8 peca no consumo. Com etanol, faz apenas 5,7 km/l na cidade.
Ficha técnica: 

Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.796 cm³; Potência 108 cv a 5.400 rpm; Torque 17,1 kgfm a 3.200 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,36 m/1,73 m/1,61 m/2,62 m; Peso 1.255 kg

Para aliar bom negócio e modernidade, vá de Ka+

A qualidade do Ka como produto já foi comprovada nas duas últimas edições da revista CARRO, e ela sugere que o modelo terá boa penetração no mercado. Isso contribui para uma revenda valorizada no futuro. O acabamento sem capricho e a falta de ajustes elétricos dos retrovisores são seus únicos pecados. O City seria outra opção segura, de ótima qualidade, além de ter manutenção acessível. O problema é que ele pode sofrer maior desvalorização daqui para a frente, com a chegada da nova geração. Apesar da boa liquidez no mercado, o Spin está um nível abaixo das outras duas opções, o que pode frustrar o comprador. E o Duster não entrega prazer ao dirigirm além de ser mais caro para manter. 

CARRO ONLINE RECOMENDA:

1º – Ford Ka+ SEL 0 km
2º – Honda City EXL 2011
3º – Chevrolet Spin LTZ 2013
4º – Renault Duster Dynamique 2012

A seção “O que comprar com…” é publicada mensalmente na revista CARRO, na parte dedicado ao mercado. Você pode nos enviar suas dúvidas para nós pelo e-mail carro@motorpressbrasil.com.br. Se sua história for escolhida, ela será publicada na revista e você ganhará três meses de assinatura da CARRO. 

Share This