Volkswagen Fusca é vendido por R$ 104.270 no Brasil

Já vêm de algum tempo os rumores de que o atual Volkswagen Fusca estaria perto de sair de linha. A necessidade de a empresa alemã cortar custos atingiria em cheio os modelos com fraco desempenho de vendas. No caso da Volks, os carros de nicho seriam os mais vulneráveis, entre eles, o Fusca e o conversível Eos.

Siga-nos: twitter.com/carroonline

No entanto, o interesse de mercados “alternativos” pelo Fusca do século XXI pode salvar o modelo da extinção. A Índia, por exemplo, deve receber a atual geração este ano. De resto, a gama do modelo, conhecido como Beetle nos mercados internacionais, pode ser tosada: há versões demais para um carro de baixo volume de vendas.

Leia também:
Lambos Huracán e Miura se encontram na Itália
Audi Q3 muda de cara e ganha motor 1.4 turbo

Fora do baralho? Duster é o que mais cresce em julho

Só na Alemanha o Fusca é comercializado em seis versões diferentes. As opções de motor por lá são apenas 1.2 e 1.4, ambas turbo (105 cv e 150 cv, respectivamente). Nos Estados Unidos, são cinco configurações disponíveis, com motor 1.8 (170 cv), 2.0 (211 cv) ou 2.0 diesel (150 cv), todos sobrealimentadas. Nestes mercados, o compacto icônico também é vendido na carroceria conversível.

VW Fusca converível vendido na Europa

Além de diminuir as versões do Fusca em alguns mercados, outra solução para reduzir os custos de produção dele é a utilização da tábua de salvação plataforma modular MQB. A base é largamente aproveitada pelo Grupo Volkswagen, dando origem a carros muito bem-sucedidos, como o VW Golf e o Audi A3. Atualmente, o Fusca é feito sobre a plataforma antiga do Golf.

Ironicamente, caso ele adote a nova plataforma, ela permitiria uma ampliação da gama do modelo – indo contra a tendência de deixá-lo ainda mais restrito. Como a base modular limita apenas a distância entre o eixo dianteiro e os pedais (além da arquitetura eletrônica dos carros), há campo o suficiente para instalar trens-de-força híbridos ou elétricos, por exemplo. As opções de motores também poderiam aumentar em mais mercados, aproveitando os 1.0, 1.4, 1.8 e 2.0, todos turbo FSI, de 105 a 220 cv de potência. 

FUSCA NO BRASIL
No Brasil há apenas uma versão do Fusca, com teto rígido, equipada com motor 2.0 turbo de 211 cv, à venda. Ela custa R$ 104.270 e disputa espaço no mercado com outros modelos chamados de “carros de imagem” ou hot hatches, como o Citroën DS3 e Mini Cooper. Segundo o levantamento da Jato Dynamics, empresa especializada em consultoria de mercado, foram comercializadas 315 unidades do Fusca em 2015 até o final de junho. O número representa uma queda de 43% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram entregues 545 unidades do modelo. 

Share This