A BWW i é a primeira fabricante mundial de veículos a lançar no mercado o inédito carregador por indução para as baterias de veículos híbridos plug-in. A produção terá início em julho e faz parte da estratégia global do BMW Group NUMBER ONE > NEXT, na qual a companhia segue liderando o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de carregamento que facilitam o uso cotidiano de veículos eletrificados.

Segundo divulgado em nota oficial, o equipamento será oferecido como opcional e consiste em dois itens: a estação de carregamento indutivo (GroundPad) que pode ser posicionada em garagens ou ao ar livre, e um componente secundário ao veículo (Carpad) fixado em sua parte inferior. A indução, induzida pelo GroundPad, entre eles é realizada a uma distância de oito centímetros. Enquanto o GroundPad gera o campo magnético, o CarPad induz a corrente elétrica que carregará a bateria.  

O carregamento indutivo representa um passo importante em relação aos atuais cabos elétricos. Neste caso, por exemplo, basta pressionar o botão start/stop do dispositivo que o carregamento é iniciado. Quando a bateria estiver totalmente cheia, o sistema é desligado automaticamente. A BMW ressalta ainda que o equipamento é impermeável e suporta chuva ou neve, sendo desligado na presença de objetos estranhos a ele.  

 Por enquanto, o BMW Wireless Charging pode ser encomendado por meio de leasing para o BMW 530e iPerformance. Com uma potência de 3,2 kW, as baterias de alta tensão são carregadas, no caso do sedã híbrido, em cerca e três horas e meia — e com uma taxa de eficiência de 85%. As vendas do carregador sem fio terão início na Alemanha e, na sequência, começam no Reino Unidos, Estados Unidos, Japão e China. Ainda não há confirmação da chegada do acessório no Brasil.    

 

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This