Sensores detectam pedestres e outros veículos e evitam acidentes

Uma pesquisa realizada pela seguradora Allianz revela que as mortes causadas por acidentes de trânsito podem cair pela metade em dez anos. O estudo teve como base o levantamento da Indiana University, nos EUA, que estimou que 93% dos acidentes são fruto de falha humana. 

A pesquisa defende que os carros “inteligentes” das próximas gerações terão mais recursos tecnólogicos para reforçar a segurança no trânsito. A popularização de tais equipamentos pode reduzir em até 50% o número de mortes, de acordo com o estudo da Allianz. 

Dentre os recursos que embasam o levantamento estão os sensores avançados, radar, sonar, lidar (tipo de radar com laser que detecta imagens e alcance entre veículos) e câmeras. Todos eles atuando juntos em uma central eletrônica permitem uma completa percepção sobre as condições do veículo, da via e a dirigibilidade do motorista, permitindo atitudes pró-ativas – independentes da ação do motorista – para evitar colisões.

O estudo ainda explica que este conceito de vigilância constante, no futuro, vai possibilitar a geração de grandes quantidades de dados geoespaciais, proporcionando maior segurança através da comunicação entre diferentes veículos acerca das condições de vias, engarrafamentos e acidentes.

Share This