Existem várias maneiras de perceber a evolução dos carros e de seu mercado. Entre elas, o crescente número de lançamentos a cada ano, o uso de plataformas globais e a expansão de segmentos antes de nicho (como os SUVs) são as mais evidentes.

Mas é possível notar o avanço tecnológico dos carros em seus anúncios de compra e venda, seja de zero KM, seja de seminovos; de concessionárias ou de particulares. Não muito tempo atrás, itens como vidros verdes, travas elétricas e direção hidráulica eram tratados como opcionais pelas fabricantes e chamarizes pelos vendedores. Hoje, são banais.

CARRO ONLINE listou 11 equipamentos, partes e sistemas que deixaram de ser atração e passaram a ser obrigação das montadoras e seus modelos.
 

CD Player multimídia é mais adequado aos nossos tempos

1) CD Player (ou som Double DIN)
Seu carro novo, de um modo geral, ou vai ter um sistema de entretenimento completo, em que toca CDs é “mato”, ou não vai ter nada e deixar a sonorização por conta do cliente. Só CD Player, ou só argumentar que o som ocupa “dois andares” do painel, não serve mais.
 

Chaves canivetes ganharam o mercado por serem mais bonitas e tecnológicas

2) Chave com telecomando
Ex-fetiche, foi substituído pelo desejo de ter chave-canivete e, mais recentemente, botão de partida por proximidade. Abrir e fechar portas de longe “na chave” não é mais assunto.
 

Hoje em dia essa bagunça de cintos no banco traseiro já não é mais aceita

3) Cintos traseiros retráteis
Já foi item raro. Hoje, quem se preocupa com segurança quer saber se os cintos têm pré-tensionador e se há airbags de cortina para quem viaja atrás.
 

Desembaçar o vidro é questão de segurança, mas antes era um luxo

4) Desembaçador do vidro traseiro
Nos anúncios de antigas gerações de Volkswagen Gol e Fiat Uno Mille esse item era tratado como algo precioso. Mas virou algo comum, até porque ajuda na segurança.
 

Hyundai HB20 é um dos carros de entrada dotado de direção hidráulica de série

5) Direção hidráulica
Chamar um veículo de “completão” porque vem com “ar e direção” já não cola mais. Até porque já temos carros de entrada dotados de direção com assistência elétrica (mais econômica e eficiente) de série.
 

Outro item que mehor a visibilidade, mas que antigamente era opcional

6) Limpador do vidro traseiro (em hatches)
“Desembaçador e limpador traseiros” era um combo citado nos anúncios de hatchbacks, ou então anunciado pelos vendedores como se fosse algo de outro mundo. Agora, motoristas que veem o carro da frente sem a peça devem achar que foi furtada.
 

A não ser em carros de frota, parachoques só fica bom na cor do veículo, ok?

7) Parachoques na cor do veículo
Acredite, mas isso já foi muito citado nos anúncios e mesmo nos prospectos das montadoras como algo diferenciado. Hoje em dia, excetuando carros esportivados ou aventureiros, é inconcebível pensar num parachoque que não seja da cor da carroceria.
 

Para quem tem TOC, essa imagem certamente causa incômodo: "Cadê o retrovisor?"

8) Retrovisor do lado direito
Outro item de segurança que demorou bastante tempo para ser popularizado e que era diferencial na hora de negociar um carro.
 

Tapetes ainda servem para fingir que o comprador levou vantagem...

9) Tapetes
Ainda existem vendedores que “dão” os tapetes extras como “brinde” ao comprador. Piada, né?
 

Acabou o trabalho de girar essa manivela... Pelo menos em 99% dos carros

10) Vidros dianteiros elétricos
Fazer o motorista girar manivela em pleno século 21 é exigir boa vontade demais. As janelas traseiras podem continuar com esse sistema, mas não oferecê-las nas portas dianteiras (coisa que antes era rara) é contraproducente.
 

Antiga solução térmica foi "substituída" pelo insulfilm

11) Vidros verdes ou escurecidos
Com a popularização do insulfilm, ninguém lembra de perguntar se o carro tem ou não tem vidros verdes, que ajudam a minimizar os efeitos do sol na cabine. Mas antigamente os anúncios faziam questão de citá-los (às vezes como “vv” para ganhar espaço).

Share This