Quem acompanha a época certa para comprar peças e outros itens do carro certamente gastará menos

Quando o assunto é a manutenção do seu automóvel, não faltam analogias com o ramo alimentício. Não é à toa que o setor de reposição já começa falando em cesta básica de peças, referência aos itens mais procurados em caso de acidentes, como para-choques, para-lamas, faróis e lanternas. Assim como você pode passar em frente a uma banca e encontrar frutas frescas da estação, o mesmo acontece com o segmento de autopeças. Mas não é só. Existem épocas mais apropriadas para comprar o carro inteiro ou mesmo para fazer seguro.

Se uma grávida ficar com vontade de comer morangos em fevereiro, encontrá-los vai ser uma missão quase impossível. Isso porque seu tempo de colheita costuma acontecer em agosto. Da mesma forma, no período de férias talvez você não encontre facilmente itens importantes para a manutenção do seu carro.

Nas férias de final de ano, os itens que mais rareiam nas prateleiras são as pastilhas de freio, as palhetas do limpador de para-brisa (supondo que esta é uma época de chuvas). No meio do ano, época de viagens mais frequentes para campo e montanha, é a vez de filtros de ar e de óleo serem mais procurados.

A lei da oferta e da procura costuma ser implacável: um item muito requisitado geralmente fica mais caro. “Sempre há os espertinhos e os oportunistas que querem tirar vantagem de uma situação de mercado. São como aqueles que dobram o preço do guarda-chuva quando começa a pingar”, afirma Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive.

Segundo ele, a alta procura por serviços de manutenção e revisão no final do ano pode ser creditada ao recebimento do 13º salário. “Mas esse procedimento é errado, uma vez que a manutenção deveria sempre ser preventiva e não corretiva. Mas não é o que ocorre. Então, o melhor é procurar autopeças na baixa estação”, recomenda. Por baixa estação entenda-se de março a maio e de agosto a outubro.

As oficinas mais organizadas estão com o estoque em dia para atender a alta demanda desde meados de setembro, início de outubro. A dica, nesse caso, é sempre agendar todas as intervenções – caso contrário, poderá perder o prazo ou pagar mais um valor mais alto.

Na hora de contratar um seguro para o automóvel, dificilmente alguém leva em conta o mês. Até porque, em geral o seguro é feito no momento da compra, que pode ser qualquer época do ano. De qualquer maneira, vale a pena ficar atento às ofertas que aparecem no último quadrimestre.

“Há uma concentração maior de promoções no final do ano, que normalmente se refletem em campanhas de vendas e remuneração aos corretores”, afirma Paulo Umeki, vice-presidente da Liberty Seguros. “No entanto, isso não é uma regra. Por isso é preciso ficar atento às necessidades de venda e de metas de corretores e companhias de seguro.”

No começo do ano há impostos para pagar, como IPVA. Assim, preste atenção nos meses mais adequados para manter seu carro em ordem

A compra do carro

E para comprar um carro, também existe a época ideal? Não exatamente. Foi-se o tempo em que os feirões aconteciam em um determinado momento do ano, com ofertas e condições de financiamento, entre outras facilidades. Hoje as ações são distribuídas ao longo dos meses.

Mesmo assim, comprar carro no segundo semestre é mais vantajoso para quem procura um 0 km bem equipado, mas não faz questão de que o modelo seja o do ano seguinte. Exemplo: você ainda pode encontrar vários carros 2014-2014 por aí com bons descontos.

Eles certamente estarão mais em conta do que modelos similares 2014-2015. Entretanto, não terão as melhorias que as fabricantes já incorporaram nos carros do ano que vem – desde uma padronagem diferente de banco até um motor com uma nova tecnologia.

Quem comprou, por exemplo, o recém-reformulado Chevrolet Cruze sem as mudanças que a General Motors recentemente promoveu para a linha 2015 – nova grade e calibragem do trem de força – conseguiu assinar o cheque com descontos entre R$ 10.000 e R$ 15.000 nas concessionárias. Eram as últimas unidades disponíveis. Ou seja, a hora da xepa.

Pin It on Pinterest

Share This