A BMW anunciou nesta quinta-feira (5) as principais mudanças para a linha 2016 do Série 3. Externamente, o sedã muda pouco. A gama de motores, no entanto, recebeu um novo integrante: o primeiro motor tricilíndrico da família. 

Em substituição à versão 316i (equipado com propulsor 1.6 16V de 136 cv), a BMW está introduzindo o mesmo motor 1.5 turbo de três cilindros que impulsiona o MINI Cooper no novo 318i. O bloco também gera 136 cv de potência entre 4.400-6.000 rpm e 22,4 kgmf de torque entre 1.250-4.300 rpm, trabalhando com uma transmissão automática de seis velocidades (ou oito, como opcional). 

Siga-nos: twitter.com/carroonline

Outra versão que também irá mudar é o 328i. Para a linha 2016 do Série 3, a BMW está trazendo o novo 330i, que tem sob o capô um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de gerar 252 cv de potência entre 5.200-6.500 rpm (o anterior produzia 245 cv) e 35,7 kgfm de torque, com pico estável a partir das 1.450 rpm até às 4.800 rpm.

Para o carro-chefe da gama, o 320i, a BMW efetuou apenas algumas atualizações no propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros que já equipa o modelo. Com isso, a potência se manteve em 184 cv entre 5.000-6.500 rpm, mas o torque máximo passou de 27,5 kgfm para 29,6 kgfm, disponíveis entre 1.350-4.250 rpm. Tanto o 320i quanto o novo 330i trabalham com câmbio automático de oito velocidades.

LEIA TAMBÉM
Peugeot 2008 bate Renegade e Ecosport em comparativo
Venda de usados mantêm crescimento
Corolla vende o dobro do Civic

A versão mais potente da família do Série 3, o novo 340i (que chega no lugar do 335i), é movido pelo novo motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha da marca. O bloco produz 326 cv de potência entre 5.500-6.500 rpm, com torque máximo de 45,9 kgfm já disponíveis a partir das 1.380 rpm, estendendo-se estável até às 5.000 rpm. Em conjunto com o propulsor está a mesma transmissão automática de oito velocidades. 

Para outros mercados, a BMW ainda tem outras sete opções de motores a diesel que variam potência de 116 cv a 315 cv, assim como alternativas manuais, de seis marchas, para a transmissão.

Quanto as mudanças no visual, a BMW foi bastante econômica para a linha 2016 do Série 3. Os parachoques foram levemente alterados, com novas entradas de ar, e as lanternas traseiras agora são equipadas com LED de série. Os faróis têm a opção de ser full LED. 

O pacote tecnológico, que por aqui já está disponível nos modelos i3 e Série 2 Active Tourer, chegou ao Série 3 com esta atualização. Agora a central multimídia conta com navegador com acesso à internet para obter informações de trânsito e o Parking Assistant permite manobras autônomas tanto para vagas perpendiculares quanto paralelas. 

Em contato com o CARRO ONLINE, a BMW ainda não confirmou quando a linha 2016 do Série 3 chega ao Brasil, nem quais das novidades serão produzidas por aqui juntamente com o 320i.  

Share This