SUV compacto Stonic também está no Salão, mas apenas para clínicas com clientes

Texto: Gustavo de Sá

Fotos: Gustavo de Sá

Prometido há anos e ao menos três gerações, o Kia Rio veio mais uma vez ao Salão de São Paulo. Segundo o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, o modelo está pronto para estrear, mas a marca espera ainda espera câmbio mais estável para ter preço competitivo.

“Devemos fechar o ano com 42% de crescimento em relação a 2017, muito além do mercado. Porém, isso equivale ao patamar que a Kia tinha 10 anos atrás, quando o dólar era mais baixo e estável”, afirma o executivo. 

Rio – Interior

“Nós acreditamos que o dólar ficará mais estável e atrativo para importação”, conta Gandini. Quando isso ocorrer, o modelo deverá chegar ao mercado em duas versões (LX e EX) para rivalizar com Volkswagen Polo e Fiat Argo, na faixa entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.

O hatch terá o mesmo motor 1.6 de 128 cv do Hyundai HB20, com opções de câmbio manual e automático de seis marchas. O modelo já teve inclusive o consumo de combustível medido pelo Inmetro. De acordo com o órgão, com etanol, a versão com caixa manual faz 7,0 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Com câmbio automático e o mesmo combustível, as médias são de 7,2 km/l e 9,3 km/l, respectivamente.

Stonic

O Stonic é, basicamente, a versão SUV do Kia Rio e veio ao Salão somente para clínica com o público, segundo a marca. A Kia afirma que pretende trazer um inédito SUV feito na plataforma do Cerato, com fabricação no México. A motorização será a mesma 1.6 flex de Cerato e Rio, com 128 cv. 

O Stonic tem 4,14 metros de comprimento, cerca de 13 cm a menos que um Hyundai Creta. No mercado europeu, o Stonic traz opção de pintura do teto em cor diferente do restante da carroceria, uma tendência no segmento.

Stinger GT

O Stinger é um cupê de quatro portas feito sob medida para brigar com os alemães Audi A5 Sportback e BMW Série 4 Gran Coupé. A dianteira é composta por três grandes entradas de ar no para-choque e a tradicional grade nariz de tigre dos Kia.

O ponto mais marcante do Stinger é o conjunto de lanternas interligadas, além do vidro integrado à tampa e das quatro saídas de escapamento. As ponteiras dão vazão aos gases de exaustão gerados pelo motor 3.3 V6 biturbo de 370 cv de potência e 52 kgfm de torque. A força é gerenciada por uma caixa automática de oito marchas e distribuída para o sistema de tração integral (AWD).

Em nossa pista de testes, em Limeira (SP), o Stinger GT foi de zero a 100 km/h em 5s5 e retomou de 40 a 100 km/h em 3s9. O Stinger GT chega ao mercado brasileiro por R$ 399.990.

Outro modelo presente no estande da marca é o Sportage 2019, que recebeu há uma semana leves retoques nos para-choques, faróis de neblina e na cabine. A marca mostrou ainda o Cadenza e a Grand Carnival reestilizados, além do elétrico Soul EV e dos híbridos Niro e Optima Hybrid

Share This