Imagine o que você poderia fazer com R$ 16,8 milhões. Não, essa bolada não é o prêmio da Mega Sena e sim o valor esperado para ser o lance vencedor no leilão do próximo sábado pelo raríssimo Maserati Boomerang. De acordo com a imprensa europeia, esse montante (3 milhões de libras ou 4,1 milhões de euros) é suficiente para adquirir um pequeno avião particular ou um suntuoso castelo medieval de 18 quartos!

Então, desembolsar esse valor por um automóvel é uma completa insanidade, certo? Quase, afinal, o Boomerang não é um carro qualquer. Com visual criado pelo renomado designer Giorgetto Giugiaro, o cupê foi apresentado como carro-conceito no Salão de Turim de 1971 e no ano seguinte, apenas uma unidade foi construída e foi exibida no Salão de Genebra, sugerindo que o modelo entraria em produção – o que nunca aconteceu. Em 1974, um milionário não identificado adquiriu o exemplar único.

Mas o Boomerang não se destacou apenas por ser um Maserati. O carro exibia detalhes considerados surpreendentes até hoje, como as portas com estilo asa-de-gaivota feitas de material transparente, que lembram as do DeLorean. Mas o detalhe que mais causa surpresa é o quadro de instrumentos, que reúne grandes conta-giros e velocímetro em uma peça única, bem à frente do motorista.

O cupê foi construído sobre a base do Bora, na época o principal modelo da marca, e conta com motor V8 de 4,7 litros, capaz de gerar 310 cv. O câmbio manual possui 5 marchas e a tração é traseira, como convém a um esportivo puro-sangue. De acordo com a fabricante, o Boomerang podia alcançar 300 km/h de velocidade máxima na época de sua apresentação. E, mesmo sendo tão raro, o carro pode sair rodando do leilão, caso o novo proprietário deseje.

Vale lembrar que, mesmo com esse valor exorbitante, o Maserati Boomerang 1972 está longe de ser o carro mais caro da história, honra que ainda cabe a uma Ferrari 250 GTO 1962, cujo valor estimado é de US$ 52 milhões.

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