O Índice de Segurança também é um dos estudos realizados pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) e classifica os veículos testados de acordo com a proteção oferecida aos ocupantes. A pontuação é realizada por meio de estrelas, e pode variar de meia até cinco, nesse caso para o veículo melhor avaliado. 

Bruno Honorato, analista técnico do CESVI, explica que o estudo leva em conta dois tipos de segurança, a Ativa, que previne o impacto por meio de equipamentos como o sistema antitravamento dos freios (ABS) e controle de estabilidade (ESP), e a Passiva, que entra em cena após o acidente e se vale de recursos como o airbag.

O técnico do CESVI acrescenta que a partir de janeiro de 2014, quando os modelos novos vendidos no Brasil deverão contar com ABS e airbag de série por força de lei, ocorrerão modificações no procedimento de avaliação da entidade, que deverá ser aprofundado. O CESVI, contudo, não adianta mais detalhes. Atualmente ele apenas verifica se os itens de segurança citados anteriormente são oferecidos nos carros.  

Airbag é um dos equipamentos analisados no Índice de Segurança

Dentre as conclusões do Índice de Segurança, veículos com classificação a partir de 3,5 estrelas, em sua maioria, já contam com os componentes fundamentais para a segurança (airbag e ABS).

Entre os hatches compactos, o único que atingiu três estrelas e meia foi o Peugeot 207 XS 1.6 automático, logo abaixo, com três estrelas, figura o Fiat Palio Attractive 1.4. O pior resultado, com apenas uma estrela e meia, ficou o Ford Ka por não oferecer airbag e ABS. 

Já nos sedãs compactos novamente o Peugeot 207 Sedan XS 1.6 automático ficou com o primeiro lugar, mas desta vez empatado com o Polo Comfortline 2.0, com três estrelas e meia respectivamente. Ainda na mesma categoria, com meio ponto abaixo, encontram-se Chevrolet Cobalt LTZ e Ford Fiesta Rocam 1.6 Sigma. JAC J3 Turin fica com o pior resultado pontuando 2,5 estrelas.

Dos sedãs médios, os únicos avaliados e melhor colocados com quatro estrelas, foram Peugeot 408 Griffe 1.6 e 2.0 e Renault Fluence Privilège 2.0 CVT.

Confira também os outros índices aqui apresentados, Visibilidade, Furto e Enchente.

 

Share This