O BMW X1 é um dos modelos que serão produzidos em Araquari (SC)

Estão definidos os modelos que o BMW Group produzirá no Brasil. A partir do segundo semestre de 2014, sairão da nova fábrica de Araquari (SC) os BMW Série 1 e Série 3 (este com tecnologia bicombustível), além do X1 e X3. Em um anúncio inesperado, os executivos do conglomerado também anunciaram que o MINI Countryman sairá da linha de montagem nacional, que será bem flexível para acomodar diferentes plataformas. 

Para se adequar ao novo regime automotivo brasileiro, a unidade contará com as etapas de pintura e montagem, além de abrigar alguns escritórios administrativos. Segundo Gleide Souza, diretora de relações governamentais da BMW, o conjunto motor e câmbio, além da carroceria, virá pronto da Alemanha. “Para o volume de produção que vamos trabalhar não se justifica um investimento maior em soldagem e estamparia, o que só seria interessante a partir de 200.000 unidades/ano. Essas etapas do processo terão participação mínima em Araquari”, explica a executiva. Anualmente sairão da unidade de Araquari cerca de 32.000 carros/ano e 1.300 empregos serão criados na região.  

O investimento total será de 200 milhões de euros, pouco mais de R$ 600 milhões considerando a cotação desta segunda-feira (16). Além da BMW, que tomou a dianteira no recente movimento de nacionalização de algumas marcas de luxo, a Mercedes-Benz, Audi e Land Rover começarão a produzir localmente alguns modelos no médio prazo. 

Família i 

Já confirmada para o Brasil, a gama de elétricos i3 e i8 tem data para estrear no país. O hatch i3 será lançado no Brasil no segundo semestre de 2014, adiantou Ludwig Willisch, responsável do BMW Group para as Américas. 

Projeção em 3D antecipa como ficará a fábrica do BMW Group no Brasil

Pin It on Pinterest

Share This