O novo R8 conta com luzes a laser opcionais no farol alto

“Nenhum modelo com o emblema dos quatro anéis é mais próximo das competições e nem mais dinâmico do que ele”. Assim a Audi inicia o comunicado de apresentação da segunda geração do seu superesportivo R8 no Salão de Genebra, cuja abertura ao público ocorrerá no próximo dia 5. E não é para menos, já que, de acordo com a empresa, a versão topo de linha do cupê será a mais potente e veloz já produzida pela fabricante de Ingolstadt.

Atrás, as luzes indicadoras sequenciais são item de série

Embora o R8 mantenha as principais características do modelo de primeira geração, as mudanças visuais são nítidas, com destaque para os novos faróis com LEDs (opcionalmente equipados com luzes a laser no facho alto) e para as lanternas com setas sequenciais na traseira. A grade segue o padrão da marca, e o conjunto frontal agrada pelo estilo ousado e jovial.

Quadro de instrumentos digital é o destaque na cabine

Por dentro, o destaque é o quadro de instrumentos digital (similar ao usado pela primeira vez no TT). Também como no cupê menor, os comandos são dispostos de maneira minimalista e a cabine parece oferecer menos requinte do que ocorre de fato. A central multimídia MMI, por exemplo, é equipamento de série nas duas versões do veículo. Outra atração (mas esta “invisível”) é a leveza do novo modelo.

Segundo a Audi, o R8, agora, pesa apenas 1.454 kg, apesar de contar com novos equipamentos e de ter estrutura mais rígida. Isso foi conseguido graças ao uso intensivo de materiais compósitos (plástico reforçado com fibra de carbono) e de alumínio em sua estrutura.

A principal novidade do R8 de segunda geração, porém, está sob o capô. O novo 5.2 V10 de aspiração natural e injeção direta de combustível está disponível em duas versões: a de “entrada” com 547,5 cv e outra com 618,5 cv, capaz de levar o cupê a arrancar de 0 a 100 km/h em 3s2 e atingir 330 km/h de velocidade máxima.

O câmbio S tronic de 7 marchas (robotizado de dupla embreagem) será item de série, mas a configuração mais sofisticada contará com tração integral quattro com distribuição eletrônica de potência, que, segundo a fabricante, é capaz de entregar 100% da força do motor para o eixo dianteiro ou para o traseiro, de acordo com as condições.

A nova geração do Audi R8 será comercializada no mercado europeu a partir da metade deste ano e deverá partir de 165.000 euros. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.

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